onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Santo Antônio, São João e São Pedro

      As festas juninas se iniciam em treze de Junho . Atingem o seu ponto culminante em 23 de junho e terminam no dia 29 de Junho.

      O homem do campo , faz uma pausa em seus trabalhos e se volta para Deus. afim de pedir sua benção para a colheita próxima . Usa para tal os espíritos superiores , aos quais tem devoção.

      Santo Antônio, São João e São Pedro.

Quando Santo Antônio nasceu , seus pais deram-lhe o nome de Fernando. Ainda pequeno já fazia suas orações , pedindo a proteção de Deus.

Quando cresceu tornou-se padre franciscano.

Em Pádua na Italia, viveu a maior parte de sua vida.

Um fato ---Ali ele soube que seu pai estava preso, porque era acusado de ter matado um jovem .

Então ele foi defender o pai, mas os juizes não quiseram acreditar nele. Disse Santo Antônio, se vocês não acreditarem em mim, farei o morto falar. Foram ter com o morto e o morto falou não ser o pai de Santo Antônio o assassino.

Outro fato--- Um acontecimento digno de nota ,foi num dia um moço veio confessar a Santo Antônio haver maltratado sua mãe, dando-lhe um ponta pé.

Então para mostrar ao jovem que aquilo não se fazia , recriminou-o dizendo que seu pé devia ser cortado. Chegando em casa, o moço ficou arrependido e com um facão cortou o seu próprio pé.

A mãe começou a gritar, chegando os vizinhos, foram buscar Santo Antônio. Este veio e pegou o pé do moço e colocou-o no lugar e o jovem começou a andar.

Foi pregador eloqüente

Muito popular em Portugal e no Brasil.

Gosta de prestar auxilio, quando a ele recorremos Muito fervoroso. Possuidor de grande fé.

Protetor das crianças. Dizem Ter fundado a primeira creche ou abrigo para as crianças.

Por isso é apresentado nas Igrejas, carregando uma criança.

Caridoso, pois gostava de ajudar os pobrezinhos, levando-lhes pães que distribuía a todos.

Comemorado a 13 de Junho.

São João Batista

João Batista e Jesus Nazareno, eram primos em segundo grau, porque Maria e Isabel mães de Jesus e João eram primas. Sempre se avistavam os meninos , com pouca diferença de idade (João + velho)

Também sentiam-se felizes em companhia um do outro

O carpintaria de José, pai de Jesus, já estava fechada e José buscava a serenidade do interior domestico para o repouso.

As duas mães se entreolharam, inquietas e perguntavam a si próprias para onde teriam ido as duas crianças.

Nazaré, com sua paisagem, das mais belas de toda a Galiléia é talvez o mais formoso recanto da Palestina. Suas ruas humildes e pedregosas, suas casinhas pequeninas, se agrupam em cima das montanhas.

Maria e Isabel avistaram seus filhos lado a lado, banhados pelos derradeiros raios vespertinos.

Quem poderia saber qual a conversação solitária que se trocava entre eles.

Falavam de assuntos celestiais, da vontade de Deus junto a ambos.

"João partira primeiro" disse Jesus.

Seria o Precursor, isto é : o preparador do caminho.

Aquele que falava ao deserto.

Dos corações. Aquele que foi chamado " A vós que clama no deserto ’’ Arrependei vos, porque é chegado o reino dos céus.

João, era valoroso pregador, amigo da justiça e da verdade. (falar sobre Herodes Herodias e Salomé ). Vestia-se de peles de animais e alimentava-se de mel silvestre e frutas. Usando um cinto largo a volta da cintura e o seu cajado de pastor de ovelhas.

Operário, de primeira hora é ele o símbolo rude da verdade. Exprimindo a austera disciplina que antecede a espontaneidade ,João é o primeiro sinal do cristão ativo ,em guerra com as próprias imperfeições do seu mundo interior, a fim de estabelecer com Jesus, o santuário de sua realização.

Foi por essa razão que dele disse Jesus:

" Dos nascidos de mulher, João é o maior de todos"

Chamado o Batista porque por ele, o povo era batizado no rio Jordão, confessando os seus pecados.

Porém ele os alertava dizendo "Raça de víboras" quem vos induziu a fugir da ira vindoura?

Produzi frutos de arrependimento, e não presumais, de vós mesmos , dizendo : Temos por Pai a Abrahão, porque eu vos digo, que mesmo d’ estas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abrahão.

E também esta posto o machado a raiz das árvores :Toda árvore que não produz bons frutos, é cortada e lançada ao fogo.

Eu vos batizo com água , para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com fogo e o Espirito Santo .Em sua mão ele tem a pá, limpará a sua eira e recolherá no celeiro o seu trigo e queimará a palha com fogo.

Batismo de Jesus.

Um dia Jesus foi ao rio Jordão pedir a João Batista que o batizasse ,mas João opunha-se-lhe dizendo.

Eu careço ser batizado por ti, e vens tu a mim.

São Pedro

São Pedro, discípulo de Jesus. Na casa de Pedro deram- se as primeiras pregações .

Também a cura da sogra de Pedro. Era Pedro e seu irmão André pescadores do Teberiades. Deu-se ali a pesca maravilhosa.

Disse Jesus, Venham a mim e os farei pescadores de homens.

A Pedro Jesus falou sobre o perdão. "Não te digo até sete vezes mas até setenta vezes sete vezes.

Lição da vigilância

Orai e vigiai para não cair em tentações.

Se alguém quiser vir após mim tome a sua crus e siga-me.

Disse Jesus :--O que dizem os homens a meu respeito?

Alguns dizem que és Elias outros que és João Batista ressuscitado (João já havia sido decapitado por Heródes ) Outros ainda dizem que és o profeta Jeremias.

Mas vós quem dizeis que eu sou? Pedro impulsionado por uma energia superior exclamou:

Tu es o Cristo filho do Deus Vivo nosso Salvador. ----Bem aventurado, sejas tu Pedro porque não foi a carne que te revelou mas sim meu pai que está no céu. Neste momento entregas-te a Deus o coração e falaste a sua voz. Bendito sejas, pois começas a edificar no espírito a fonte da fé viva.

Sobre essa fé, edificarei a minha doutrina de pás e esperança.

Em breves dias entrarei em Jerusalém para sofrer as mais penosas humilhações e calou-se comovido. Foi aí que Pedro modificando a atitude mental , deixando-se conduzir pelas concepções falíveis disse:

Mestre, convêm não exagerardes as vossas palavras Não podemos acreditar que tereis de sofrer semelhantes martírios.....Onde estaria Deus com a justiça do céu?

Pedro retira as tuas palavras! --Disse Jesus com energia.

Queres também tentar-me, como os adversários do Evangelho? ---Aparta-te de mim, pois neste instante falas pelo espírito do mal. Pedro emocionou-se até as lágrimas e Jesus disse

Para a vigilância , vigie o teu espírito ao longo do caminho. Basta um pensamento de amor, para que te eleves para o céu , mas na jornada do mundo, também basta as vezes, uma palavra fútil ou uma consideração menos digna para que o homem seja conduzido ao estacionamento e ao desespero das trevas.

Pedro, pelo reino de Deus é preciso que o discípulo resista as tentações dos entes mais amados na Terra, aos quais, embora ocupando o nosso coração, ainda não podem entender as conquistas santificastes do céu.

A negação de Pedro

Jesus diz a Pedro. Tu me amas Pedro? Por três vezes.

Pedro respondeu. Sim, Mestre eu vos amo.

Disse Jesus . Mas me negaras por três vezes antes que o galo cante. E assim se deu.

Em Roma na época em que os cristãos eram sacrificados no circo pelo imperador romano, Pedro, distanciou-se aflito pela via Apía afora, quando Jesus lhe aparece e diz: onde vais Pedro. Volte e apascenta as minhas ovelhas.

0 comentários:

INDICADORES