onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Campus inaugurado por Lula em Minas terá 320 vagas em cursos técnicos

 Araçuaí (MG) – Inaugurado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira, 19, o campus de Araçuaí (MG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais, oferecerá no primeiro semestre deste ano 320 vagas em cursos técnicos, a que se somarão outras 220, no segundo semestre. O governo federal investiu R$ 5 milhões no campus de Araçuaí, cidade localizada no Vale do Jequitinhonha, uma das mais carentes do estado.
As primeiras 320 vagas serão oferecidas em quatro cursos técnicos (administração, agroecologia, informática e enfermagem), além de um curso técnico em agente comunitário de saúde para jovens e adultos.
Lula destacou o programa de expansão da educação profissional e das universidades públicas. Em 2009, a rede de educação profissional ganhou 102 escolas e em 2010 está prevista a entrega de mais cem. Na educação superior, segundo o presidente, 13 universidades federais foram implantadas.
Henrique Paim, ministro interino da Educação, apresentou dados sobre a presença da União na educação superior e profissional de Minas Gerais. São 11 universidades federais, cinco institutos federais de educação, ciência e tecnologia e um Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Cefet). O importante nessa conjuntura, disse Paim, “é a forte conexão (das instituições) com o desenvolvimento local e regional”. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, antiga Faculdade de Diamantina, é uma das 13 novas instituições de ensino superior criadas na gestão Lula.
A entrega da unidade de Araçuaí, segundo o reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais, Paulo César Pinheiro Azevedo, reforça a importância do instituto para a região norte do estado, área “sedenta de investimentos em educação e de formação para o trabalho”.
Durante a solenidade, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciou a pavimentação de cerca de 100 quilômetros da BR-367, trecho que liga o Vale do Jequitinhonha (MG) a Eunápolis, na Bahia. A pavimentação é reivindicada por mineiros e baianos.


Rodrigo Dindo
Leia mais sobre o campus de Araçuaí.

MEC

0 comentários:

INDICADORES