onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

sábado, 31 de julho de 2010

CBF e AFA confirmam nova Copa Roca só com jogadores 'locais'

Brasil e Argentina vão disputar troféu a partir de 2011, sem atletas que atuam no exterior. Torneio, que marcou estreia de Pelé, ganhará novo nome

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

pelé brasil primeiro gol 7 de julho de 1957 copa roca 
maracanãEm 57, Pelé estreou pelo Brasil fazendo um gol na
Argentina pela Copa Roca (Foto: Divulgação)

Brasil e Argentina vão se enfrentar pelo menos duas vezes por ano a partir de 2011. Nesta sexta-feira, os presidentes da CBF, Ricardo Teixeira, e da AFA, Julio Grondona, assinaram um acordo em Buenos Aires para a reedição da Copa Roca, torneio que deixou de ser disputado entre as duas seleções depois de1976.

Segundo o site da CBF, uma segunda reunião será marcada entre os dirigentes para a definição das datas e do novo nome da competição. O certo é que as equipes jogarão duas vezes, uma em cada país, para decidir o troféu.

De acordo com o site da AFA, cada seleção usará apenas jogadores que atuam nos países, sem a presença de atletas que jogam por clubes do exterior. Em declarações publicadas pela página da federação argentina, Ricardo Teixeira afirmou que as partidas com os hermanos serão importantes para o desenvolvimento dos jovens atletas brasileiros.

- É um enorme prazer assinar este documento, principalmente para que nossa Seleção comece a utilizar jogadores do futebol local. Todos sabem que a Seleção Brasileira está acostumada a contar com muitos jogadores que atuam no exterior, então me sinto feliz de ter a possibilidade de fazer estes jogos que serão muito bem recebidos no meu país. Ajudará no crescimento e formação dos jovens jogadores locais. Será muito importante também para o futebol sul-americano - disse.

julio grondona afa ricardo teixeira cbf acordo copa roca

Grondona e Teixeira durante a assinatura do
acordo entre Argentina e Brasil (Foto: site da AFA)

A Copa Roca foi disputada 11 vezes entre 1914 e 1976, com oito títulos do Brasil e três da Argentina. Em 1957, Pelé vestiu a camisa amarelinha pela primeira vez em uma partida do torneio: derrota por 2 a 1 para os hermanos, no Maracanã. O Rei do Futebol, que ainda tinha 16, entrou no segundo tempo no lugar de Del Vecchio e fez o gol brasileiro. No jogo seguinte, Pelé voltou a marcar e o Brasil venceu por 2 a 0, no Pacaembu, garantindo o título.

Depois da primeira edição em 1914, quando o Brasil conquistou a taça, o torneio foi realizado em 1922 (Brasil campeão) e 1923 (Argentina). Em seguida, os hermanos ganharam o troféu em 1939 e 1940. Em 1945, 1957, 1960, 1963, 1971 e 1976 a seleção canarinho ficou com o título.

0 comentários:

INDICADORES