onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

sábado, 28 de agosto de 2010

Pai entra na Justiça após escola mostrar filme com sexo a crianças

Obra 'Frida' foi transmitida em aula de artes de colégio em Itanhaém.
Segundo corretor, filha ficou abalada emocionalmente.

Paulo Toledo Piza Do G1 SP

Cartaz do filme 'Frida Kahlo': pivô de polêmicaCartaz do filme 'Frida': pivô de polêmica
(Foto: Divulgação)

Um filme passado na aula de artes de um colégio em Itanhaém, a 106 km de São Paulo, fez um pai indignado entrar com uma representação no Ministério Público contra a instituição de ensino privada. O motivo: cenas de sexo apresentadas para crianças menores de 12 anos.

A transmissão do filme “Frida”, que conta a história da polêmica pintora surrealista mexicana Frida Kahlo, aconteceu no último dia 9 e, segundo o corretor de imóveis Jefferson Lima, de 44 anos, abalou emocionalmente sua filha de 11 anos. “Ela chegou da escola chorando e contou que passaram um filme pornográfico”, disse. A obra é classificada para pessoas com mais de 14 anos.

Lima foi até o Colégio Evolução para conferir se a denúncia da menina procedia. Lá, pediu para assistir à película e ficou chocado. “Cenas de promiscuidade, patifaria. Não condiz com a idade das crianças”, afirmou.

Procurada, a direção da escola informou que até o momento “não tem conhecimento, de forma oficial, que o senhor Jefferson Lima tenha ingressado na Justiça contra o colégio". Em nota, a instituição acrescenta que determinou que a professora se abstivesse de exibir o filme.

Segundo o corretor, a escola chegou a enviar uma carta se desculpando. Isso, porém, não basta para ele. “Queria que a coordenadora e a professora fossem punidas por isso.” Apesar de já ter mudado a garota de colégio, o pai afirma que a menina ainda está impressionada com o que viu. “Acorda assustada, chora muito. Ela precisa de psicólogo”, comentou.

Evangélico da Igreja Bola de Neve, ele afirmou que esse tipo de obra não passa na televisão de sua casa. “E o colégio disse que tudo o que minha filha viu lá passava na televisão. (...) A mente dela foi obstruída”, reclamou. Ele afirma que não quer chamar a atenção com o caso. “Entrei na Justiça pelo constrangimento pelo qual minha filha passou.”

Segundo o defensor de Lima, o advogado José Ribeiro de Andrade, não há motivações financeiras na medida. “A família quer retratação e as providências cabíveis. A Justiça que irá decidir o que será feito."

Escola nega cenas de sexo

Em nota assinada por sua direção, o Colégio Evolução contradiz Jefferson e diz que, dos trechos do filme passados em sala de aula, “absolutamente nenhum deles mostraram cenas de nudez, práticas que pudessem incitar sexo, uso de drogas”.

Veja, abaixo, a íntegra da nota da escola.

“O Colégio até o momento não tem conhecimento, de forma oficial, que o sr. Jefferson Lima tenha ingressado na Justiça contra o Colégio por conta da retransmissão de alguns trechos do filme "Frida Kahlo". Se ocorrer a citação para responder aos termos da ação judicial, o Colégio acionará seus defensores e apresentará a defesa que lhe é assegurada pela Carta da República.

Preliminarmente, necessário que fique claro que o Colégio não possui em sua videoteca copia do filme biográfico intitulado "Frida Kahlo". A iniciativa de exibir trechos (partes) do filme biográfico da mencionada artista plástica mexicana se deu por parte da educadora Célia , profissional de sólida e ilibada formação moral, intelectual e religiosa, formada em curso superior há mais de 30 (trinta) anos, sempre laborando na área do magistério nas melhores escolas de nossa Cidade e região, estando prestes a aposentar-se por tempo de serviço.

Segundo o que ficou apurado na sindicância instaurada pelo Colégio, a pedido do próprio sr. Jeferson Lima foi o fato de que trechos do filme em questão serviriam como apoio didático-pedagógico à disciplina Educação Artística e, segundo consta trecho da apostila do "Sistema/Método Objetivo", a qual como sabemos é adotada por milhares de escolas que têm a bandeira "Objetivo", faz menção à vida e obra da artista plástica mexicana Frida Kahlo e a seu marido Diego Rivera.

Assim, a fim de ilustrar melhor a aula a professora decidiu pela exibição, repita-se, de pequenos trechos do filme, até porque não daria para exibir todo o filme que tem quase uma hora e trinta minutos, numa aula de pouco mais de trinta minutos.

Ainda, esclarecendo os fatos, é certo que quaisquer dos trechos do mencionado filme, mostrados aos alunos, absolutamente nenhum deles mostraram cenas de nudez, práticas que pudessem incitar sexo, uso de drogas e/ou outros malefícios aos nossos alunos, às nossas crianças e aos nossos jovens.

inda a guisa de esclarecimento, cumpre-nos informar que o filme biográfico "Frida" é um dos indicados pelo "CANAL DO EDUCADOR" canal este que o educador tem a sua disposição e que indica os filmes e obras literárias biográficas e desde que estabeleçam relação com o conteúdo programático, como é o caso, podem ser lidos e assistidos em salas de aulas e servirem como temas para debates e trabalhos escolares escritos.
Após a polêmica gerada por uma única pessoa, in casu o sr. Jeferson, a direção do Colégio determinou que a professora Célia se abstenha de exibir, mesmo que pequenos trechos do filme em questão até a completa apuração dos fatos. A direção do Colégio, após a reclamação do sr. Jeferson, tomou a medida acima, ou seja, determinou que a professora se abstivesse de exibir o filme, solicitando também que a professora e a coordenadora fizessem relatório completo acerca dos fatos.”

0 comentários:

INDICADORES