onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

domingo, 15 de agosto de 2010

SINTESE: IVAN LEITE AGRIDE PROFESSORES

 Há mais de três semanas em greve, os professores da rede municipal de ensino do município de Estância vêm lutando pelos seus direitos e não conseguindo êxito porque o prefeito do município, Ivan Leite, segundo a classe, alega que o município não possui verbas para esse benefício.

Na noite desta quinta-feira, 12, em diversas escolas da rede pública municipal, a secretária da educação Linia Costa Carvalho, esteve reunida com pais de alunos, para falar sobre a paralisação dos professores. Dentre seu pronunciamento Linia levou uma carta para que todos os pais pudessem conhecer mais detalhadamente o que vem sendo feito em diversos aspectos pela administração em prol da educação.

A secretária diz no documento que o município desde maio de 2009 está pagando a integralidade do piso salarial, “já que hoje o piso corresponde ao valor de R$1.024,67( um mil , vinte e quatro reais e sessenta e sete centavos) e estamos pagando ao professor com jornada de 40 horas semanais o valor de R$ 1.059,00( um mil e cinquenta e nove reais) como salário base.

Ela diz: “Sem entender o porquê , sem perceber qualquer razão para a categoria paralisar, ficamos indignados, pois sabemos que mesmo que o prefeito tivesse condições financeiras favoráveis, ele jamais poderia , segundo a legislação eleitoral, conceder aumentos no período eleitoral. Uma paralisação neste momento não tem finalidade de conseguir pressionar o governo municipal a rever aumentos. Qual será o objetivo desta greve? Terá fins apenas eleitoreiros de promover candidatos a deputado estadual e/ou federal?

A noite desta sexta-feira (13) ficará curta para os professores de Estância, pois eles foram distribuir o Boletim Informativo do Sintese na frente da Universidade Tiradentes, local onde o prefeito Ivan Leite e a secretária de Gabinete, Adriana Oliveira estudam no curso de Direito. De acordo com o professor José Domingos, serão distribuídos na cidade, cerca de 10 mil panfletos.

Veja a baixo, a resposta dos professores á Secretaria Municipal de Educação

O dia 12 de agosto de 2010 entrará negativamente para a história do magistério estanciano, nesta data os professores e professoras da rede municipal foram agredidos grotescamente, atacados em sua honra através de dois panfletos distribuídos pela cidade, o primeiro escrito pela Secretaria de Educação, a advogada Línia Costa Carvalho e o segundo pela chefe de gabinete do prefeito, Adriana Oliveira.

O conteúdo dos dois panfletos revela quanto à administração Ivan Leite odeia os professores. Por estarmos lutando pelos nossos direitos fomos chamados de : insanos, difamadores, caluniadores, irresponsáveis, sem respeito, mentirosos, sem ética, sem formação, sem profissionalismo, irritantes, hipócritas, opressores, infelizes, medíocres, aterrorizantes, sem causas, etc.

Erros do prefeito Ivan Leite e da secretária Línia – É lamentável que o prefeito e a secretária de Educação desconheçam a Lei Eleitoral. Eles dizem que não devolvem a gratificação de regência de classe por causa das eleições deste ano, mas parecem que lês não sabem que em 2010 as eleições acontecem para Governo, Senado, Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa, portanto só haveria proibição em dar aumento salarial e retornar a regência de classe se as eleições fossem para prefeitos e vereadores.

Secretária reconhece que não entende de Educação – Durante solenidade que aconteceu no Fórum Ministro Heitor de Sousa, a secretária Línia Carvalho assumiu que não entendia nada de educação – e Ivan Leite sabe tanto disso que na entrada da Rede Ilha disse aos professores que iria falar com a “Secretária Hélia Pinto” para discutir sobre o problema.

Então é fácil saber por que ela não entende os pedidos dos professores, ela não sabe do que está falando. Não sabe que o professor em sala de aula se desgasta muito mais do que os que trabalham nos gabinetes. Que o digam os psicólogos e psiquiatras que estão atendendo os professores doentes.

Ela esqueceu de dizer que o Governo Federal subsidia parte dos recursos da Merenda Escolar, e que um dos ônibus que transporta os estudantes foi comprado com recursos de emenda do orçamento da União, solicitado pelo SINTESE.

Ivan e seus “meninos” de recado – A secretária de Educação tentou baixar o nível, mas felizmente para o povo de Estância ela não conseguiu.

Infelizmente não podemos dizer o mesmo de Adriana Oliveira, que devia dizer que além de professora é chefe de gabinete do prefeito Ivan Leite. No panfleto, ela fala que tem orgulho de ser professora, mas não diz que não trabalha com a Educação, mas sim, numa sala com ar condicionado, toma água em taças de cristais e embolsa todo mês um polpudo salário de quase 5 mil reais, e faz algumas viagens de avião.

O que esperar de uma administração que ataca os educadores, chamando-os de mentirosos, sem ética?

Realidade bem diferente da dos nossos educadores.

Adriana também desconhece a lei eleitoral, e usou o mesmo argumento da secretária Línia para justificar o não pagamento da gratificação por atividade em regência de classe.

O fato é que a administração do prefeito Ivan Leite não está suportando o fato da greve dos professores ter o apoio dos pais, que inclusive foram ao Ministério Público denunciar as péssimas condições das escolas.

É visível a irritação do prefeito Ivan Leite, quando lembramos ao povo que ele cortou salário de trabalhadores humildes, mas não cortou o dele, e que os professores de Estância recebem salários menores do que os das cidades de Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, Arauá, Umbaúba, Cristinápolis e Tomar do Geru.

(Boletim do SINTESE de Estância)

(A Tribuna Cultural)

0 comentários:

INDICADORES