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segunda-feira, 23 de agosto de 2010

VEJA COMO E ONDE VOCÊ PODE SACAR O PIS

 Programa de Integração Social completou 40 anos no dia 20.  Benefício permite a integração do empregado com a empresa.

O Programa de Integração Social, conhecido com o PIS, foi criado pelo governo federal e tem a finalidade de promover a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. Ele completou 40 anos na última sexta-feira (20). Apesar de ser um benefício adquirido pelos trabalhadores, muita gente não sabe como ter acesso. Para recebê-lo, é preciso se cadastrar na Caixa Econômica Federal (CEF).

Como funciona
O cadastramento no PIS é feito pelo empregador, na primeira admissão do trabalhador, por meio do formulário Documento de Cadastramento do Trabalhador (DCT), que pode ser impresso na página de documentos da CEF.
Depois disso, o empregado recebe um cartão contendo o seu número de inscrição. Esse documento permite a consulta e saques dos benefícios sociais a que o trabalhador tem direito, como FGTS e seguro-desemprego, por exemplo.
Documentos necessários para saque
Para sacar o PIS é preciso apresentar a seguinte documentação:
- documentos de identificação do solicitante (trabalhador, ou dependente legal, ou representante legal ou procurador);
- carteira de identidade;
- carteira de habilitação (modelo novo), observado o prazo de validade, se houver;
- carteira funcional reconhecida por Decreto;
- identidade militar;
- carteira de identidade de estrangeiros;
- passaporte emitido no Brasil ou no exterior;
- CTPS.

Outras informações estão no site da CEF, ou pelo telefone 0800 726 01 01.

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