onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Laranjeiras: Vereadores aprovam reajuste dos professores

por Prefeitura de Laranjeiras, ascom

Os vereadores de Laranjeiras aprovaram por unanimidade na sessão desta quinta-feira, (02), dois projetos importantes enviados pelo executivo municipal; o de nº 70/2013, que concede um reajuste de 7,97% ao piso salarial nacional a todos os profissionais do magistério do município e o outro de nº 12/2013, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da lei orçamentária referente ao exercício 2014.

Os representantes do legislativo municipal entenderam que o projeto de lei nº 70/2013 é um avanço para a categoria do magistério, tendo em vista que o reajuste do piso é para todos os profissionais, sem distinção de nível, como ocorreu em 2012, quando os professores de nível médio tiveram um aumento de 22,22% e os demais apenas 5%, o que, de acordo com os vereadores, representa uma divisão de classe.

Para o vereador José Carlos Sizino Franco (JJ – DEM), o prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca de Bala – PMDB) está cumprindo a lei, porém, segundo o parlamentar, o chefe do executivo deveria analisar as perdas salarias dos profissionais do magistério ocorrida no ano passado. “O projeto de lei enviado pelo executivo contempla de forma correta os professores, além disso não faz distinção de classe, já que o reajuste é para todos. Contudo, o prefeito não analisou a perda de 17% ocorrida no ano passado. A meu ver, o executivo deveria dialogar um pouco mais”, disse José Carlos.

Os demais vereadores como Jânio Dias, Celígena Franco, Adriano Carvalho, Brasilina Borges, Maria da Conceição Leite Franco (Ceiça), Laércio Francisco e José, Adenilton dos santos também concordaram com o projeto de lei do executivo e em parte com o pronunciamento de José Carlos (JJ). “Sabemos que o executivo enviou a esta casa um projeto de lei idêntico ao do Governo Federal, que contempla a todos os professores sem distinção de classe. Por isso, não poderíamos deixar de aprová-lo. As perdas são muito grandes, mas, infelizmente, não há recursos para avaliar estes danos agora. Tenho certeza que esta análise será feita em outro momento”, destacou a vereadora Ceiça. 

A vice-líder do prefeito na Câmara, Brasilina Borges, acrescentou que o gestor municipal fez o possível quanto ao reajuste dos professores. “Quem é o prefeito que não quer dá o melhor reajuste aos servidores?. Juca fez o possível. Vai pagar um reajuste de 7,97%, retroativo a janeiro deste ano, mas a perda do ano passado não será reparada agora. A prefeitura não dispõe deste recurso. Isso foi conversado com os professores e com o Sintese”, ressaltou.

Borges afirmou também que o prefeito pretende investir mais em educação. “Investir em Educação não representa somente pagar salário aos professores, mas também a melhoria no ensino, estrutura física das escolas, alimentação, entre outras coisas. Tudo isso é pretensão do prefeito Juca. Mas é importante citar aqui também que o compromisso não dever ser somente do prefeito, mas dos professores. É preciso mais dedicação”, enfatizou a vereadora.

0 comentários:

INDICADORES