onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Retroativo do piso 2013 começa a ser pago em dezembro

AUTOR // Luana Capistrano

Em assembleia, na segunda, 18, os professores aprovaram a proposta para o pagamento do retroativo do piso 2013

O ano de 2013 foi repleto de lutas e conquista do magistério sergipano. Com os nove dias de greve, em junho, os professores conseguiram pressionar o governo e negociar o pagamento do reajuste do Piso Nacional do Magistério estipulado em 7,97% para este ano. No mês de setembro os professores da rede estadual de Sergipe, em todos os níveis, tiveram suas remunerações reajustas em 7,97%, conforme determina a Lei.

Ainda no processo de negociação, que se deu no mês de junho, o governador em exercício, Jackson Barreto, se comprometeu em criar uma comissão paritária entre representantes do governo e do SINTESE com o objetivo de tratar questões fundamentais para a categoria como: restruturação da carreira do magistério; analise da folha de pagamento da SEED; pagamento do passivo trabalhista de 2012 e pagamento do retroativo de 2013 (de janeiro a agosto).

 

O retroativo será pago pelo Governo do Estado da seguinte forma: duas parcelas em dezembro 2013 e o restante até junho de 2014

Neste último ponto (pagamento do retroativo 2013), o governador em exercício, afirmou que sentaria com representantes do SINTESE, no mês de setembro, para analisar a possibilidade do pagamento do retroativo até o fim do ano de 2013. Durante todo o mês de setembro o SINTESE tentou marcar diversas audiências com Jackson Barreto para tratar da questão, mas não obtinha sucesso em suas tentativas.

O mês de setembro já havia passado, o mês de outubro já estava em seus últimos dias e a audiência ainda não tinha sido marcada. Cansados de esperar, a direção do SINTESE decidiu promover, de forma proposital, um encontro com o governador em exercício e foi até a cidade de Tobias Barreto, onde Jackson inaugurava um complexo empresarial.  Lá diante da população e da imprensa, que cobria a inauguração, a direção do sindicato cobrou a marcação da audiência. Jackson, então, comprometeu-se a receber a categoria. A audiência foi marcada para o dia 7 de novembro.

 

Outra proposta aprovada pela categoria foi que a negociação como o governo do retroativo 2012 será em janeiro de 2014

No dia 30 de outubro, em assembleia geral extraordinária, os professores decidiram por unanimidade fazer, no dia 7 de novembro, paralisação e vigília em frente ao Palácio dos Despachos antes da audiência marca para aquele dia. O intuito foi demonstrar a insatisfação dos professores com a demora na negociação do pagamento do retroativo de 2013 e pressionar o governo para que o pagamento do retroativo saísse ainda em 2013.

A audiência aconteceu no Palácio de Veraneio, enquanto a direção do SINTESE estava na sala de negociação, mais de 70 professores esperavam no pátio do Palácio de Veraneio o resultado da audiência. O governador em exercício Jackson Barreto recebeu os professores, mas por motivos de saúde teve que se retirar e deixou que a audiência fosse conduzida por uma comissão formada pelos secretários da Fazenda, Jefferson Passos; Administração Planejamento e Gestão, José Sobral e Educação, Belivaldo Chagas.

0 comentários:

INDICADORES