onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quinta-feira, 13 de março de 2014

Professores apresentam contraproposta de pagamento do reajuste de 2014 e passivo trabalhista de 2012

Escrito por Caroline Santos Ligado 12 Março 2014. Publicado em Rede Estadual

Os professores da rede estadual debateram e aprovaram uma contraproposta para o pagamento do reajuste do piso de 2014 de R$1697 e do passivo trabalhista referente ao reajuste do ano de 2012.

A proposta que o governo apresentou na audiência realizada no dia 10 de março consiste em: pagar o reajuste de 2014 a partir do mês de abril (com pagamento efetivo em folha suplementar no dia 10 de maio) e o retroativo (janeiro, fevereiro e março) ser pago em setembro, outubro e novembro.

Após amplo debate da categoria os professores da rede estadual apresentam uma contraproposta nos seguintes termos: o pagamento do reajuste do piso vigoraria a partir deste mês de março; retroativo (referente aos meses de janeiro e fevereiro) seria pago nos meses de julho e agosto; o passivo trabalhista referente a 2012 seria pago ainda este ano, a forma de pagamento seria definida na comissão paritária formada por representantes do SINTESE e das secretarias de: Planejamento, Orçamento e Gestão; Fazenda, Educação, Governo e o Sergipeprevidência.

“O SINTESE estará encaminhando, via ofício, a contraproposta dos professores na expectativa de contar com a compreensão e sensibilidade do governo do Estado com o pagamento do passivo dos 22,22%. Pois a categoria entende que é um passivo devido e o próprio governo nas negociações realizadas em 2013 assumiu a dívida e se propôs a negociar. Com isso o magistério da rede estadual espera que a contraproposta seja aceita”, aponta a presidenta do SINTESE, Ângela Maria de Melo.

Solidariedade

Os professores também aprovaram moção de apoio aos servidores das escolas públicas estaduais que vivem hoje uma difícil situação salarial. Desde 2012 os funcionários de escolas estão sem reajuste, tal situação faz com que milhares de trabalhadores recebam hoje menos que um salário mínimo.

Greve geral

Os professores também decidiram aderir a greve nacional convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação nos dias 17, 18 e 19 de março. Na pauta da greve nacional estão: 10% do PIB para a educação pública, respeito à carreira do magistério, cumprimento da lei do piso, votação imediata do Plano Nacional de Educação.

Em Sergipe, no dia 17 acontecem, nos municípios, atos públicos ou visitas às Câmaras de Vereadores. No dia 18 acontece em Aracaju no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe a partir das 8h um grande debate sobre o Plano Nacional de Educação e no dia 19 também a partir das 8h no Calçadão da João Pessoa próximo ao Palácio Museu Olímpio Campos os professores realizam ato público.

0 comentários:

INDICADORES