onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quarta-feira, 19 de março de 2014

Professores exigem investimento de verba pública na educação pública

Escrito por Luana Capistrano Ligado 19 Março 2014. Publicado em Nacional

Para encerrar a agenda de lutas da Greve Geral Nacional, professores da rede pública de Sergipe fizeram na manhã desta quarta-feira, dia 19, ato público, com concentração no Calçadão da João Pessoa, em Aracaju, para exigir educação de qualidade e condições dignas de trabalho. A Greve Geral mobiliza professores de todo o Brasil e teve inicio na dia 17 de março, puxada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), entidade ao qual o SINTESE é filiado.

Entre as reivindicações do magistério, em âmbito nacional, estão: cumprimento da Lei do Piso; carreira e jornada para todos os profissionais da educação; investimentos dos royalties do petróleo na valorização dos educadores; votação do Plano Nacional de Educação (PNE); 10 % do Produto Interno Bruto (PIB) para educação pública; contra a proposta dos governadores de reajuste do Piso e contra o INPC.

Já regionalmente, os professores de Sergipe reivindicam a revogação da famigerada Lei 213/2011, que acabou com a carreira do magistério da rede estadual; pagamento do retroativo de 22,22%, referente ao piso de 2012; e, o pagamento do Piso Salarial de 2014, estabelecido em 8,32%, para os professores da rede estadual e das redes municipais em todos os níveis.

Durante o ato os professores defenderam de forma veemente o investimento do dinheiro público na educação pública. “Não vamos abrir mão da defesa da qualidade da educação, da garantia dos direitos do magistério. Para assegurar este dois aspectos é necessário que haja investimento público, não podemos permitir que o dinheiro público seja investido na educação privada, é preciso que isso seja garantido no Plano Nacional de Educação. Essa é a nossa grande disputa. Esperamos que os deputados federais garantam os 10% do PIB exclusivamente para a educação pública para que nossos alunos possam ter condições dignas de estudo”, destaca  a vice-presidente do SINTESE, Ivonete Cruz.

A presidente do SINTESE, Ângela Maria de Melo, lembrou que professores de todo o país fazem nesta terça-feira um grande ato, em Brasília, em defesa do investimento público na educação pública “Não podemos permitir que a verba pública sirva para enriquecer o empresário da educação privada. Dinheiro público para a escola pública já. Esta é uma antiga pauta. Por isso, milhares de companheiros de todo o Brasil, inclusive companheiros nossos aqui de Sergipe, também realizam ato hoje em Brasília, em frente ao Congresso Nacional, em defesa da educação pública de qualidade social para os filhos e filhas dos trabalhadores”, colocou a presidente do SINTESE Ângela Maria.

No fim da manhã os professores saíram em caminhada pelas ruas do Centro de Aracaju. No percurso fizeram duas paradas. A primeira em frente à Assembleia Legislativa de Sergipe, onde pediram a revogação da Lei 213/2011; pagamento do piso 2014 e pagamento do passivo trabalhista de 2012. A segunda parada foi em frente ao Palácio da Justiça, lá os professores pediram que a justiça enxergasse a luta dos trabalhadores como algo legítimo e não declarasse as greves como ilegais, pois antes de iniciar uma grave os trabalhadores já tentaram todos os canais de diálogo.

O ato foi encerrado no Calçadão da João Pessoa de forma lúdica e animada pelo show da cantora Carla Isabela.

A luta continua!

0 comentários:

INDICADORES