onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Professores aceitam proposta do governo, mas querem antecipar pagamento do retroativo

Escrito por Caroline Santos Ligado 03 Abril 2014. Publicado em Rede Estadual

Os educadores da rede estadual decidiram aceitar a proposta do governo do Estado que aplica o reajuste do piso de 8,32% estipulado para 2014 a partir do mês de abril (retroativo a janeiro), com pagamento do retroativo dos meses de março e abril a ser pago até 10 de maio. No ofício enviado ao sindicato, o governo diz que o pagamento seria feito a partir do dia 10 de maio, mas a categoria compreende que é necessário fixar a data.

“Os professores entendem que é preciso fixar uma data do pagamento do retroativo dos meses de março e abril e que há condições de antecipar o retroativo dos meses de janeiro e fevereiro. Pois até o mês de junho o governo ainda estará pagando o retroativo referente a 2013 e a diferença entre os índices é de 0,35% é possível antecipá-lo para os meses de julho e agosto”, aponta Ângela Maria de Melo, presidenta do SINTESE.

Com relação ao retroativo referente aos meses de janeiro e fevereiro, a categoria reafirmou que o pagamento seja feita nos meses de julho e agosto, conforme decisão da assembleia realizada no dia 11 de março, e não em setembro e outubro conforme proposta governamental.

A categoria também concordou com a criação de uma comissão paritária para estudar e propor alternativas de reestruturação da carreira do magistério que foi destruída pela Lei Complementar 213/2011.

Luta contra o Dia D da Avaliação

Os professores decidiram também que no dia 07 de maio vão paralisar as atividades e realizarão um ato público em frente a Secretaria de Estado da Educação - SEED. O ato é de protesto contra a decisão arbitrária da SEED de, através de portaria, implantar um dia de avaliação que é nada mais, nada menos que todo o conceito do Índice Guia de Avaliação de Desempenho de autoria de João Batista dos Mares Guia só que com novo nome.

Contribuição Sindical

Com relação a contribuição sindical o SINTESE apresentou na assembleia, os ofícios enviados a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – Seplag. No primeiro, enviado dia 18 de março, foi solicitado que não fosse efetuado o desconto da contribuição sindical dos professores.

Com a disponibilização dos contracheques foi constatado que os valores foram descontados por isso o SINTESE enviou novo ofício, no dia 27, solicitando que o Estado faça a devolução dos valores na folha de pagamento do mês de abril.

Caso o Estado não atenda a solicitação do sindicato e os recursos forem depositados na conta do SINTESE, a categoria reafirmou a decisão tomada em assembleia em 2010. Que todo o recurso proveniente da contribuição sindical seja utilizado para aquisição e melhoria de patrimônio.

O sindicato apresentou a categoria um resumo do que já foi feito com os recursos provenientes da contribuição sindical: a construção da sub-sede do Agreste em Itabaiana (obra em andamento), construção da sub-sede Centro-Sul em Lagarto (obra concluída), compra e reforma de imóvel que vai abrigar a sub-sede do Baixo São Francisco II em Neópolis (obra em andamento) e a compra de um imóvel na rua Duque de Caxias (Atrás da sede do SINTESE) onde será construído um auditório.

“Por concepção sindical o SINTESE não concorda com a Contribuição Sindical compulsória, mas não temos como fazer a devolução do recurso, pois ele exige uma logística muito dispendiosa. Por isso a direção do sindicato sugeriu e a categoria aceitou em 2010 que esse recurso fosse investido exclusivamente em patrimônio”, aponta a presidenta.

0 comentários:

INDICADORES