onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Professores da UFS de Lagarto encerram greve

 

por UFS, ascom

Os professores do campus de Lagarto decidiram, em assembleia realizada nessa quarta-feira, 20, o retorno às atividades letivas. Os docentes dos cursos de Enfermagem e Medicina já haviam retornado dia 4 de agosto, decisão agora acompanhada pelos demais cursos, que estarão de volta às atividades dia 1º de setembro.

Ao longo da paralisação, a Universidade Federal de Sergipe esteve em permanente diálogo com os professores, atendendo às demandas imediatas da categoria (veja descritivo abaixo). Os docentes decidiram, então, o fim da greve, formando uma comissão de negociação permanente.

Pauta de reivindicações

Sede definitiva

A Biblioteca e o prédio Departamental já estão finalizados (fotos), enquanto a Vivência Estudantil está em fase de conclusão (acabamento final). Assim, o campus será inaugurado até o final do ano, com a conclusão das obras de instalações hidráulicas, de saneamento e elétricas.

A maior estrutura prevista para a obra, no entanto, é o Centro de Simulação e Práticas, que está em fase inicial de construção (obras de fundação). Enquanto se dá sua construção, a UFS está investindo na locação e reforma de setores provisórios na cidade de Lagarto, para a realização das necessidades acadêmicas.

Contratação de professores

O número de servidores (docentes e técnicos administrativos) é calculado levando-se em conta o número de alunos matriculados e previsão de novas entradas. Este cálculo é feito no âmbito do Ministério de Educação e liberado pelo Ministério do Planejamento. Mesmo ciente de que cada curso já recebeu as vagas previstas no cálculo do MEC, a direção do campus produziu documento que visa subsidiar a reitoria em tratativas junto ao Ministério de Educação, solicitando ampliação de vagas, justificadas pelos diferenciais metodológicos do campus e carga horária efetiva em sala de aula do atual quadro docente.

Materiais e equipamentos

Os chefes ou representantes docentes dos núcleos encaminharam à direção do campus suas reivindicações, buscando suprir as necessidades de compras de materiais e equipamentos. A Reitoria autorizou integralmente o atendimento das demandas, e a direção do campus tem dialogado com os núcleos, visando ao atendimento de todos os itens.

Foram realizadas reuniões para orientar os núcleos sobre os procedimentos para aquisição desses materiais. A partir daí, cabe a cada núcleo elaborar os processos de compras, especificando os itens adequados às suas necessidades. Até agora, com parte desses processos encaminhados pelos núcleos, estão em tramitação cerca de R$ 1,5 milhão em compras – parte delas em tramitação interna, parte aguardando entrega dos materiais.

A UFS está providenciando ainda a disponibilização de cartão corporativo para cada núcleo, que vai permitir a aquisição mais rápida de bens de pequenos custos, não licitáveis.

Práticas acadêmicas

A necessidade de ambientes adequados às práticas e simulações surgiu com o avanço dos períodos letivos das turmas iniciais. Nesse ínterim, o campus tem buscado oferecer condições para essas atividades, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo.

O andamento dessas obras e aquisições está descrito a seguir.

- Maternidade Monsenhor Daltro

Com a reforma finalizada nas últimas semanas adequando os espaços físicos ao desenvolvimento das atividades dos cursos de Medicina e Enfermagem, estas retornaram desde o dia 04-08 (confira as fotos).

- Fonoaudiologia: clínica, tutoriais e setor administrativo

Instalado e reformado recentemente, ocupando dois andares da Galeria (prédio situado no centro de Lagarto), está pronto para a realização das atividades do curso de Fonoaudiologia (veja aqui as fotos do local).

- Clínica odontológica

Com equipamentos novos e modernos, a pré-clínica (onde os estudantes vão fazer atividades práticas em simuladores, preparando-se para as práticas clínicas) já está pronta para funcionar (veja aqui).  Também está concluído o laboratório pré-clínico de radiologia.

As atividades pré-clínicas são requisitos obrigatórios para que os discentes possam, posteriormente, atuar no atendimento clínico. Os instrumentais, que na grande maioria das universidades são custeados pelos alunos, na UFS são adquiridos pela universidade – parte destes itens já está no departamento e o restante em processo de compra.

Para a segunda fase (atendimento clínico), a clínica que está em adequação. Para seu efetivo funcionamento, aguarda-se a entrega e instalação de material elétrico licitado dia 13-08. Os equipamentos necessários à clínica já foram adquiridos.

- Terapia Ocupacional: espaço para atendimentos

Já havia sido locado um espaço próximo ao campus provisório, o qual se encontra em processo final de reforma e adequação. Até o final de agosto estará pronto para uso.

- Nutrição: espaço para atendimentos

Está sendo reformado e mobiliado um espaço no prédio anexo ao campus provisório, para viabilizar os atendimentos concernentes às práticas acadêmicas do curso de Nutrição (fotos do local).

- Equipamento multiusuário: Laboratório de Análises Clínicas

O Laboratório que atenderá ao curso de Farmácia teve seu projeto arquitetônico aprovado, e agora passará por processo licitatório. Como será montado através de estruturas metálicas pré-fabricadas, o prazo de sua conclusão, após autorização, é de até 60 dias.

A demanda surgiu com a contratação de professores, recentemente, para a área de análises clínicas. Está sendo discutida a mudança na disposição do fluxo curricular, para coincidir as práticas com a conclusão do Laboratório.

- Fisioterapia: espaço para atendimentos

Um imóvel adequado para as atividades foi identificado e solicitado pela coordenação. A partir desta demanda, a direção pôde tomar as providências administrativas e legais para locação e adequação.

0 comentários:

INDICADORES