onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quinta-feira, 7 de maio de 2015

CPFs divulgados em site podem ser usados em fraude sem dono saber

por G1, da redação

O site “Nomes Brasil”, que permite que sejam consultados números e situações de CPFs de pessoas apenas digitando seu nome, gerou reclamações e campanhas por sua retirada do ar nesta semana. O Ministério da Justiça informou na quarta-feira (6) que notificou o provedor de acesso do site, pois a prática pode ferir o Código de Defesa do Consumidor e o Marco Civil da Internet. As sanções em caso de irregularidade podem chegar a R$ 7,2 milhões.

O caso, porém, não é o único no Brasil. Segundo o especialista em segurança digital Fernando Mercês, há outros sites semelhantes e os dados vazados podem ser utilizados em fraudes sem que a vítima jamais fique sabendo.

“Podem comprar coisas em nomes de outros, conseguir algum tipo de crédito. Infelizmente, não é difícil, estando em posse dos dados, praticar ações criminosas. A pessoa [que teve os dados roubados] pode acabar com uma dívida”, diz Mercês. “Mas normalmente os criminosos não conseguem um crédito significativo sem a assinatura da pessoa. O que acontece muito é utilizar os dados para registrar compras. Eles mesmos pagam, então a dívida não vai para pessoa, ela não fica nem sabendo. Isso é feito para esconder a real identidade do próprio criminoso se ele quiser abrir uma loja online falsa, por exemplo.”

Leia mais aqui

0 comentários:

INDICADORES