onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Simon pede a estudantes que continuem a protestar contra a corrupção em Brasília

 

[Foto: senador Pedro Simon (PMDB-RS)]

 

Os estudantes devem continuar saindo às ruas para protestar, de forma pacífica, contra a corrupção em Brasília. O pedido foi feito da tribuna nesta sexta-feira (11) pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Para ele, "a brutal" reação da Polícia Militar, que usou até a cavalaria para dissolver a manifestação dos estudantes na última quarta-feira (9) em frente ao Palácio do Buriti, não deve assustar os estudantes.

- Pelo contrário. A ação repressiva da Polícia Militar tem de tudo para servir de estímulo para que os jovens continuem saindo às ruas na luta contra a corrupção - resumiu o senador.

Pedro Simon estranhou a ausência nos protestos da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da militância da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O senador também pediu o afastamento do comandante da Polícia Militar do Distrito Federal em face da reação brutal dos policiais contra um movimento pacífico dos estudantes.

As manifestações foram em protesto contra o governador José Roberto Arruda, flagrado por câmeras recebendo maços de dinheiro. O governador também é acusado de comandar um esquema de corrupção - batizado de Mensalão do DEM - envolvendo deputados distritais, secretários, empresários e assessores.

No entender de Pedro Simon, Brasília é hoje "um exemplo dos mais emblemáticos da decepção da população com os rumos da política, com a certeza da impunidade". Para ele, os desvios de recursos em Brasília não é um fato isolado. E previu que atos semelhantes podem estar ocorrendo em outras administrações públicas, em todos os níveis.

Pedro Simon defendeu ainda a instalação de uma Assembléia Nacional Constituinte de caráter exclusivo, destinada a elaborar as reformas consideradas necessárias para o país, a começar pela política e tributária. Para ele, o atual Senado e a Câmara dos Deputados não têm condições de bancar as transformações exigidas pela sociedade.

Dando continuidade a uma série de pronunciamentos que vem fazendo com relação à impunidade e o aumento da corrupção no país, Pedro Simon defendeu a necessidade de o Congresso Nacional recuperar a importância das comissões parlamentares de inquérito (CPIs). Mas alertou que isso somente ocorrerá "quando o próprio Parlamento resgatar a sua legitimidade".

Censura

Pedro Simon também qualificou de "triste" a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que manteve a censura ao jornal "O Estado de S. Paulo", proibido de publicar informações da operação "Boi Barrica", deflagrada pela Polícia Federal, que envolve o nome do empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney.

Da Redação / Agência Senado

Adelmir vê divergências entre direções local e nacional do Partido Democratas

Proposta anticorrupção está pronta para votação na CCJ

"Pacote anticorrupção" apresentado por Demóstenes tramita no Senado

Manifestantes protestam contra Arruda em frente ao Congresso

Arcebispo de Brasília pede aprovação do projeto ficha limpa

Simon diz que sem lutar contra a impunidade não há combate à corrupção

Simon pede e projeto que impede candidatura de quem tem 'ficha suja' é incluído na pauta Esta matéria contém recursos multimídia

Suplicy elogia projeto do governo que torna hediondo o crime de corrupção Esta matéria contém recursos multimídia

DEM recebe pedido de desfiliação de Arruda e cancela reunião que analisaria possibilidade de expulsão

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

0 comentários:

INDICADORES