A posse do novo Presidente do Supremo Tribunal Federal, o Ministro Carlos Ayres Britto, marcada para esta quinta, 19, às 16 horas, mobilizou Juízes e Desembargadores de Sergipe, que seguiram para Brasília a fim de prestigiar a solenidade. Está confirmada a presença do Presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe, Juiz Gustavo Adolfo Plech, do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, Des. José Alves Neto, do Vice-Presidente, Des. Osório de Araújo Ramos, do Corregedor-Geral da Justiça de Sergipe, Des. Netônio Bezerra Machado, da Corregedora Regional Eleitoral, Desª. Marilza Maynard Salgado de Carvalho e da Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, Desª. Maria Aparecida Gama.
Ayres Britto assume a presidência da Suprema Corte juntamente com o Vice-Presidente, o Ministro Joaquim Barbosa, para o biênio 2012/2014. A solenidade já é considerada uma das mais concorridas do STF e deve contar ainda com a presença de autoridades como a Presidente da República, Dilma Rousseff, Senadores e Deputados, além de presidentes de Tribunais de outros estados. Ao todo, são esperados 1.500 convidados.
De acordo com o Presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe, Dr. Gustavo Adolfo Plech, a posse do Ministro Ayres Britto à frente do STF e do Conselho Nacional de Justiça é motivo de grande orgulho para a magistratura sergipana. “Depositamos a inteira confiança nas mãos do Ministro Ayres Britto, que sempre tomou a frente de interesses sociais e esperamos que exerça com plenitude a função de autonomia e independência do Judiciário Nacional, principalmente em relação às demandas da magistratura”, declarou Plech.
Como colega de Faculdade de Direito, o Presidente do TJ/SE, Des. José Alves afirma que tem a honra de ser amigo desse grande sergipano que assume a presidência do STF, a mais alta instância do Poder Judiciário brasileiro. “O Ministro Carlos Britto é um humanista que tem ajudado, e muito, a mudar o perfil do judiciário brasileiro. Como bem definiu o Senador Pedro Simon esta semana da tribuna do Senado Federal, ....Faço questão de ir a posse de Carlos Britto. Esse moço tem tudo para construir uma grande história na presidência do Supremo Tribunal Federal. Não há dúvida quanto a isso”, destacou o magistrado.
O Juiz Marcel de Castro Britto, filho do Ministro, afirma que este foi um momento bastante esperado pelo próprio Carlos Ayres Britto, que encara a função como a possibilidade de servir à sociedade brasileira. Creio que para Sergipe sua posse é algo maravilhoso. É uma honra para a gente e será um grande desafio para ele. O STF já vem enfrentando julgamentos que envolvem certa pressão social. O Mensalão é uma causa histórica, mas essa pressão política e social não deve interferir em sua decisão, ressaltou o magistrado.
Na avaliação da Juíza Cléa Monteiro Alves Schlingmann, que foi aluna do Ministro e estará presente em sua posse, o novo Presidente do STF personifica, profissionalmente, a imagem do magistrado probo, moderno e humano. O Ministro Carlos Ayres Britto tem seu pensamento e atitudes voltados para o ser na forma mais plena e contribui para o Poder Judiciário com muito mais do que cultura jurídica e filosófica. Encanta com sua expressão poética e toca com sutileza e de modo provocador seus alunos, ouvintes e leitores, instigando reflexões. O curso do seu rio levou-o das margens do São Francisco, deixando honrada a Sergipe de Tobias Barreto, que hoje assite sua posse como Presidente do Supremo Tribunal Federal. O momento ficará registrado na história do Poder Judiciário.
Sobre o Ministro
Filho de Propriá, Carlos Ayres Britto será o primeiro sergipano a presidir a Suprema Corte de Justiça do País. Professor da Universidade Federal de Sergipe, doutor em Direito Público pela PUC/SP, jurista reconhecido no Brasil e no Exterior por diversas obras publicadas, artigos, palestras e conferências na área Constitucional e exímio advogado, Britto foi nomeado Ministro do STF em 2003 e de lá pra cá vem sendo reconhecido pela opinião pública e conquistando a simpatia da imprensa por suas decisões sempre calcadas no profundo conhecimento jurídico e retidão ética. Ele também exerceu cargos públicos como Procurador Geral de Justiça, Consultor Geral do Estado e Procurador do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.
Sua passagem pela presidência do STF será curta, de apenas sete meses, por ocasião da aposentadoria, mas intensa e de grande expectativa pela sociedade. Em entrevista concedida na terça, 17/04, para os jornais da TV Globo, o Ministro Carlos Ayres Britto disse que planeja julgar o processo do Mensalão antes das eleições e como entusiasta da lei da Ficha Limpa - uma das mais belas novidades transformadoras do país - afirmou que não desistirá da luta por um Brasil menos corrupto.
Fonte: AMASE
0 comentários:
Postar um comentário