Até maio deste ano, os sergipanos vão conviver com chuvas e trovoadas no Estado. É o que prevê o Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh).
Segundo o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, essas chuvas são de grande impacto e perigosas, pois são chuvas com predominância de rajadas de ventos, trovoadas e raios. “Como um raio pode matar uma pessoa, como ocorreu no último final de semana em Nossa Senhora da Glória, as pessoas precisam adotar alguns cuidados como não se abrigar embaixo de árvores quando ocorrer chuva com trovoada, ficar longe de cerca elétrica e arame farpado, e procurar não utilizar equipamentos eletrônicos”, orienta Overland.
De acordo com o meteorologista, a intensidade de um raio é elevada, pois ele procura focalizar nos pontos mais altos, antes de chegar ao solo, para o fechamento da descarga elétrica. “Por isso, é importante que as pessoas não se abriguem próximo a árvore e evite andar em campo aberto. E se estiverem dentro de casa, ainda assim devem manter as janelas fechadas para evitar qualquer possibilidade de contato com a descarga com materiais metálicos que existem na residência”, recomenda.
Conforme a previsão da Semarh, as chuvas que caíram no Estado no final de semana foram de acordo com o previsto pelo Centro de Meteorologia. Em Canindé do São Francisco, por exemplo, choveu 80 milímetros; em Poço Redondo 55 milímetros; Simão Dias, 50 milímetros; e Tobias Barreto, 50 milímetros. Segundo Overland, a média normal de chuva é de 50 milímetros.
Ne Notícias
0 comentários:
Postar um comentário