Durante assembléia dos professores da rede municipal de Estância onde se debatiam os rumos da greve e a insensibilidade do Prefeito Ivan Leite, surgiu a idéia de se constituir uma comissão para pedir apoio ao Bispo Dom Marcos e ao Padre Ribeiro, e assim foi feito.
De acordo com a comissão, os dois foram receptivos, demonstraram preocupação com a situação e se comprometeram em procurar o prefeito para tentar encontrar uma saída negociada - e civilizada - para o movimento paredista.
O professor Clovis Castor (integrante da comissão) não conseguiu esconder a felicidade ao informar que Dom Marcos havia ligado e dito que ainda não tinha conseguido falar com o prefeito, mas que tentaria outras vezes.
Não queremos aqui colocar “nas costas” do Bispo e do Padre Ribeiro a obrigação de resolver o conflito, e por isso já estamos satisfeitos com o fato deles estarem ajudando.
Na assembléia os professores fizeram a mesma indagação: se Ivan Leite não quiser ouvir os conselhos do Bispo e do Padre, de quem mais ele vai querer ouvir?
Num momento difícil como este, o apoio espiritual é fundamental para a categoria seguir em frente, na luta por uma escola pública de qualidade.
Se não fosse a fé inabalável que os professores têm em Deus, e a certeza de que é necessário continuar lutando, já teriam abandonado a greve, principalmente porque Ivan Leite suspendeu o pagamento dos educadores, mesmo antes do julgamento do Poder Judiciário, ou seja, ele se comporta como se fosse a própria lei.
Sem salário os educadores farão na próxima semana um movimento para arrecadar alimentos. Até lá serão informados os pontos de arrecadações.
Alem da arrecadação de alimentos há a possibilidade de se abrir uma conta bancária para quem quiser contribuir financeiramente.
Com os contra-cheques zerados, mas com muita dignidade o magistério estanciano faz história, e ensina a Sergipe como lutar não só por uma escola pública de qualidade, mas por um mundo melhor.
Estância, 31 de agosto de 2010
Ivonia Aparecida Ferreira
Coordenadora da Sub-Sede Regional Sul do SINTESE
0 comentários:
Postar um comentário