onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Concursados fazem ato contra a contratação temporária de professores

Autor // Luana Capistrano

 

A audiência com o secretário de educação, Belivaldo Chagas, foi marcada para quarta (5), às 16h

A audiência com o secretário de educação, Belivaldo Chagas, foi marcada para quarta (5), às 16h

Para manifestar sua indignação contra a autorização dada pelo Governador, Jackson Barreto, para a realização de processo seletivo visando à contratação temporária de professores para a rede estadual, concursados de 2012, que ainda não foram convocados, fizeram na manhã desta segunda-feira, 3, ato em frente a Secretaria de Estado da Educação (SEED).

O ato foi motivado após a SEED ter divulgado matéria em seu site informando que seria realizado o processo seletivo para contratação de professores temporários. De acordo com o texto, a contratação temporária seria feita porque o número de aprovados no concurso de 2012 tinha sido insuficiente para preencher o quadro de professores da rede no interior do estado.  A matéria afirmava ainda, de forma equivocada, que faltavam professores das seguintes disciplinas: Artes, Química, Física, Sociologia, Biologia, Filosofia, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa e Matemática.

Ao tomar conhecimento da matéria divulgada pela SEED o SINTESE logo se manifestou, em nota pública, contra a realização do processo seletivo e entrou em contato com o secretário de estado da Educação, Belivaldo Chagas, para marcar uma audiência a fim de esclarecer o assunto. O Sindicado se fez presente no ato desta manhã em apoio aos professores concursados para cobrar a audiência com Belivaldo.

Ato em frente à Secretaria de Estado da Educação visa impedir que seleção para contratação temporária de professores seja realizada

Ato em frente à Secretaria de Estado da Educação visa impedir que seleção para contratação temporária de professores seja realizada

“Esse processo de contratação temporária é o ápice do desrespeito aos professores e da falta
de compromisso com a educação pública. Desde sexta-feira [dia 31 de janeiro], quando tomamos conhecimento da autorização dada por Jackson, ficamos indignados e estamos hoje aqui nos solidarizando com estes professores. Esperamos que os professores contratados, que existem hoje na rede, sejam afastados e que a SEED convoque imediatamente os professores concursados de 2012, que por direito conquistaram estas vagas. Estaremos na luta ao lado destes professores. O SINTESE também vai disponibilizar assessoria jurídica para aqueles que se sentiram prejudicados dentro de todo este processo”, afirma a vice-presidente do SINTESE, Ivonete Cruz.

Disciplinas

Na manhã desta segunda-feira o assessor de comunicação da SEED, Givaldo Ricardo, deu entrevista em um programa de rádio afirmando que as áreas que não havia professores concursados de 2012 para assumir as vagas eram: matemática química e física. Segundo Gilvdo o processo de seleção seria apenas para estas três áreas. O assessor disse ainda que todos os professores aprovados em uma das três áreas já haviam sido convocados ou convidados para assumir em outras regiões.

A afirmação de Gilvado Ricardo não condiz com a realidade. Mais de 10 professores de Matemática, que foram aprovados no concurso de 2012 e que ainda não foram convocados para assumir o cargo público, estavam presentes no ato em frente à SEED na manhã desta segunda.

Estes professores de Matemática passaram no concurso para as seguintes Diretorias Regionais de Educação (DRE): DRE 2 – grupo 3 que engloba os municípios: Lagarto, Boquim e Salgado; DRE 3  - grupo 4 que engloba os municípios: Itabaiana, Areia Branca e Malhador; DRE 6 - grupo 2 que engloba os municípios: Propriá, Cedro de São João, Telha, Amparo de São Francisco e São Francisco; DRE 7 - grupo 2 que engloba os municípios: Gararu, Itabi e Nossa Senhora de Lourdes e DRE 8 - grupo 1 que engloba os municípios: Itaporanga e São Cristóvão.

O professor de Matemática, André Ramos Dantas da Silva, que foi aprovado no concurso para a DRE 2, diz que nunca foi convocado nem mesmo convidado e que atitude da SEED lhe causou indignação. “Ao saber que a SEED pretende realizar concurso para a contratação de temporários fiquei muito indignado. Na minha DRE e no grupo que passei foram chamados 23 concursados eu passei em 29º, ou seja, ainda tem gente na minha frente para ser convocada. Espero que haja bom senso por parte da SEED e que os concursados sejam chamados”, coloca o professor.

Para o também professor de Matemática, Gilclevernto Góis de Barros, aprovado para a DRE 6 a atitude da SEED mostra o descompromisso do governo do estado com a educação pública. “Esta situação serve para mostrar o descaso do governo de Sergipe com a educação. Para mim não há dúvida que o professor contratado não tem o mesmo compromisso que o professor concursado, que se dedicou e se esforçou para estar ali. Espero que todos os professores concursados sejam convocados e que esta situação se resolva o quanto antes”, almeja o professor Gilcleverton.

A professora de Química Renata Daphne, que foi aprovada para o cadastro reserva da  DRE 8,  conta que ao receber a notícia de que a SEED poderia realizar contratação de professores temporários se sentiu lesada e sem esperança. Para Renata a luta agora é  contra a realização do processo seletivo. 

“Caso este edital para a contratação de professores temporários seja lançados devemos fazer de tudo para derrubá-lo. Porque o edital do concurso de 2012 diz que os aprovados deverão  ser convocados seguindo a seguinte ordem: listas da DRE, depois pela classificação geral e por fim ainda há possibilidade de convites aos excedentes do concurso. Desta forma temos muitas pessoas que ainda estão esperando ser convocadas. Por isso, não há necessidade de contratação de professores temporários. Até porque o concurso não venceu ainda e tem a possibilidade de ser prorrogado”, aponta Renata.

Audiência

Para fechar o ato, representantes do SINTESE e professores concursados ocuparam o gabinete de Belivado Chagas para exigir que a data da audiência para debater sobre a realização de processo seletivo para a contração de professores temporários fosse marca. A Chefe de Gabinete de Belivaldo informou que ele estava em viagem, mas que tinha autorizado que a audiência fosse marca para quarta-feira, dia 5, às 16h, em seu gabinete na SEED.

“É importante que um número expressivo de professores que fizeram o concurso de 2012 e ainda não foram convocados estejam presentas na SEED, na quarta-feira, para acompanhar a audiência com Belivado. Precisamos mostrar que a atitude do governo ao autorizar a realização do processo seletivo para contratação de temporários não é correta. O concurso de 2012 ainda está dentro do seu período de validade e como já foi visto há sim professores para serem convocados, diferente do que foi afirmado pela matéria divulgada no site da SEED, na última sexta-feira, e por Gilvaldo Ricardo em programa de rádio na manhã desta segunda”, lembra Ivonete Cruz.

Reunião

O SINTESE convida os professores concursados não convocados, para uma reunião na terça-feira (4), às 15h, na sede central do SINTESE, localizada a Rua Campos, nº 107, para discutir encaminhamentos de luta frente à posição do Governo do Estado.

0 comentários:

INDICADORES