onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ponto de Cultura de SE conquista Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011

 (Foto; Divulgação) (Foto; Divulgação)

Por Carla Sousa, da Ascom/Secult

A Associação Luz do Sol, que carrega o selo do Pontos de Cultura, foi contemplada com o Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 – Edição Albertina Brasil, com o tema ‘Nada sobre nós sem nós’. A iniciativa da Mostra Nacional Albertina Brasil de Artes Sem Barreiras, desenvolvida há cinco anos pela Associação, foi uma das 20 selecionadas na categoria ‘Acessibilidade’ e com isso a instituição receberá um prêmio no valor de R$ 12,5 mil.
O objetivo do prêmio é reconhecer a participação de artistas com deficiência na produção e difusão artística e cultural brasileiras, assim como ações, projetos e produtos culturais que possibilitaram acesso e acessibilidade a pessoas com deficiência. Em Sergipe, o trabalho realizado pela Associação Luz do Sol, que sedia a Federação Nacional Albertina Brasil tem sido pioneiro no sentido da inclusão dos portadores de deficiência no universo artístico.
Há cinco anos, a associação, que tem sede no município de Nossa Senhora da Glória, promove a Mostra Nacional de Artes Sem Barreiras. Segundo Messias Cordeiro, coordenador da Mostra, todos os anos o evento vem sendo promovido graças ao apoio da iniciativa privada e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). “A Mostra acontece durante uma semana e a abertura nós sempre promovemos no Teatro Tobias Barreto, graças ao apoio da Secult”, destaca.
Este ano, as atividades do evento acontecerão em Aracaju, Nossa Senhora de Glória e Simão Dias. Durante o dia serão promovidas palestras, oficinas e seminários e à noite ocorrerão apresentações de grupos de pessoas com necessidades especiais, dentre eles grupos musicais, de dança e teatro. “Todos os anos recebemos entre 15 e 20 grupos artísticos de outros estados”, ressalta Messias.
De acordo com o coordenador do evento, ainda não há uma data definida para a realização da edição 2012 da Mostra. “Esse ano fomos convidados pela Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas para sediar o campeonato nacional, que está programado para julho. Se tudo der certo e essa proposta se concretizar, faremos a Mostra na mesma data, caso não se confirme, realizaremos no mês de novembro”.
A Associação Luz do Sol concorreu com outros 213 projetos de todo o Brasil, e além de levar o prêmio na categoria ‘Acessibilidade’ foi classificada na categoria ‘Expressão Artística’ com o projeto musical ‘Tambores do Sertão’. A grupo de percussão é resultado do projeto apoiado pelo Ministério da Cultura (Minc) através do Programa Pontos de Cultura, que vem sendo desenvolvido pela associação há um ano e meio. 
“Com a conquista do Ponto de Cultura nós conseguimos consolidar o trabalho e dar continuidade ao projeto iniciado por Albertina Brasil, de inclusão da pessoa portadora de deficiência através das artes”, explica Messias. Com o projeto do grupo ‘Tambores do Sertão’, o Luz do Sol está conseguindo promover a interação dos portadores de deficiência com as pessoas da comunidade. “Podemos dizer que através do ‘Tambores do Sertão’ estamos fazendo uma inclusão de fora para dentro”, destaca.
Prêmio

O Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 – Edição Albertina Brasil é promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, e tem patrocínio Petrobras através da Lei Rouanet.
Em sua primeira edição, a personalidade homenageada foi a Albertina Brasil Santos, ativista com deficiência visual e pioneira na Administração Pública Federal, quando servidora na Fundação Nacional de Artes (Funarte), ao sensibilizar diferentes esferas de governo, assim como comunidades culturais, para a promoção do talento das distintas expressões de artistas com deficiência.

FONTE: http://www.divirta.se.gov.br/noticias/ponto-de-cultura-de-se-conquista-premio-arte-e-cultura-inclusiva-2011

0 comentários:

INDICADORES