onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PAE leva oportunidade de estágio e emprego aos alunos da rede pública

O Ministério Público do Estado (MPE), em parceria com as Secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seids), lançou na manhã desta segunda-feira, 28, o Programa de Apoio ao Estudo (PAE), com a assinatura do termo de adesão com diversos empresários sergipanos. O evento aconteceu no auditório do MPE.  

O PAE tem como objetivo dar aos jovens a oportunidade de entrar no mercado de trabalho, através de estágio e emprego. "Essa parceria entre a Seed, o Ministério Público e a Seids resulta em um projeto de extrema importância, que vai aumentar o número de matrículas na rede pública. Além disso, é uma forma de incentivo, pois o aluno sabe que participando desse programa poderá ter uma oportunidade de emprego", disse o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, ressaltando que o programa vai contribuir com a sociedade.

O evento contou também com a participação da primeira-dama e secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, que destacou o importante trabalho da Seed neste programa. "A Seed fará todo o acompanhamento e encaminhamento desses alunos ao mercado de trabalho. A forma como a Secretaria de Estado da Educação está trabalhando para abrir a oportunidade para esse jovens é uma mudança de paradigma, e fará com que esses meninos tenham um futuro melhor", declarou.  

Estímulo aos alunos

O procurador Geral do Estado, Orlando Rochadel, ressaltou que o programa vai estimular os alunos da rede pública de ensino. "Os empresários que estão participando dessa solenidade poderão aproveitar os melhores estudantes nas suas respectivas empresas", disse.  

PAE

O Programa de Apoio ao Estudo viabilizará a formulação de um banco de dados com os nomes dos melhores alunos, para que sejam chamados a estagiar ou trabalhar nas empresas parceiras. Inicialmente participarão alunos apenas de Aracaju, mas a intenção é estender para todo o estado.   De acordo com o promotor de Justiça na área de Educação, Fausto Valois, a seleção será feita pela Seed, atendendo a alguns critérios.

"O PAE vai oportunizar aos jovens de 16 e 17 anos, com renda familiar entre R$70 e R$140, a oportunidade de estágio, levando em conta a assiduidade, frequência escolar, comportamento e média nas avaliações. Esperamos dar oportunidade aos alunos não só pelo critério da avaliação, mas também pelo esforço, merecimento e dedicação", disse o promotor de Justiça.  

Responsabilidade

O secretário municipal de Educação de Aracaju, Antônio Bittencourt Júnior, elogiou o Programa de Apoio ao Estudo. "Acho louváveis e prioritárias todas as ações executadas em favor da educação. Essa iniciativa do Ministério Público de Sergipe é muito positiva para a sociedade como um todo", disse o secretário.

A diretora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Nádia Cardoso, ressaltou que o programa estimula os alunos a estudarem e terem mais responsabilidade. "Tudo isso vai se refletir no Ideb, pois eles vão se dedicar mais aos estudos para evitar que percam o estágio. Esses jovens vão ampliar os horizontes e terão expectativas bem melhores", enfatizou.  

Empresários e alunos

Cerca de 20 empresários participaram do lançamento do Programa de Apoio ao Estudo, para a assinatura do termo de adesão entre as empresas, o MPE, Seed e Seids. Representando todos os empresários, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), Abel Gomes da Rocha Filho, aprovou a iniciativa. "Estamos abraçando essa ideia com bastante entusiasmo. Acho que todos os jovens, principalmente os melhores colocados, devem ser aproveitados no comércio", opinou.  

Experiência 

Alunos da rede estadual de ensino que estiveram presentes ao evento também se mostraram satisfeitos com a iniciativa. Foi o caso de Jonathan Santos Hora, da Escola Estadual Senador Lourival Fontes. "O programa é um motivo a mais para os alunos estarem na escola e tirarem notas altas. Com certeza vai motivar todos os estudantes da rede pública de ensino", disse.

Já a aluna Amanda dos Santos afirmou que terá uma chance a mais para crescer profissionalmente. "Sem falar na experiência que vou ter no decorrer do estágio", disse.   Michele Bispo, do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, afirmou que o programa "vai melhorar a aprendizagem de todos os alunos. Vai nos ajudar também a enfrentar o vestibular e o Enem. Além disso, nos dará uma oportunidade de estágio", disse a aluna.

A mesma opinião foi compartilhada pelo aluno Omny Souza, do 2º ano do Colégio Vitória de Santa Maria. "Esse programa vem se somar ao incentivo que já temos da família e da própria Seed. É importante ter a oportunidade de um emprego, mas é necessário não perder o foco nos estudos, que é o essencial", explicou. Já Kesia Rodrigues disse que o programa é importante para garantir o futuro. "Esse programa vai nos abrir as portas do mercado de trabalho", disse.

Metodologia 

O PAE será dividido nas modalidades estágio e emprego. No segmento de estagiários serão selecionados, anualmente, 60% dos melhores alunos com média igual ou superior a 7,0 e 40% dos alunos com baixa renda familiar. A Seed, através da Diretoria de Educação de Aracaju, realizará o processo de seleção. Na modalidade emprego também serão selecionados anualmente os alunos da rede pública estadual de ensino médio. Cada escola, através do seu corpo docente, fará a seleção de candidatos nos termos de edital publicado no site da SEED.

Fonte: Seed/SE

0 comentários:

INDICADORES