onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Saúde lança 0800 contra a dengue

A partir de agora, a população de Aracaju tem mais uma ferramenta na luta contra a dengue. É que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) criou o ‘0800-079-1997', mais um novo aliado da população no combate à doença e a outras emergências em saúde pública na Capital. 
A solução implantada pela SMS, através da Vigilância Epidemiológica Municipal, já está disponível e visa atender notificações imediatas como casos graves de meningite, dengue com complicações, óbito por dengue, doença de chagas aguda, cólera, febre amarela, peste, paralisia infantil, raiva humana, sarampo, rubéola e desastres naturais como alagamentos e enchentes.
"A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. É importante destacar que qualquer pessoa pode ligar para alertar a secretaria de Saúde sobre o surgimento de novos casos de doenças graves e também para buscar a nossa orientação técnica. Para garantir a total assistência, uma equipe da Unidade de Resposta Rápida da Vigilância Epidemiológica fica de plantão, atendendo a todos os chamados", explica o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
O telefone (0800-079-1997) é uma alternativa de fácil acesso que ajuda a manter a qualidade dos serviços, atendendo de maneira satisfatória as ocorrências da Capital. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Aracaju, Taise Cavalcante, a novidade dá mais agilidade ao trabalho.
"Com essa ferramenta, podemos aperfeiçoar o tempo de resposta às várias emergências em saúde pública. Nos casos de dengue grave, por exemplo, assim que a Vigilância Epidemiológica é acionada, rapidamente iniciará um trabalho completo de investigação, diminuindo os riscos e quebrando a transmissão da doença na Capital em especial na localidade onde ouve a notificação do caso suspeito", afirma Taise Cavalcante.
FormSUS
Outra ação adotada para oferecer notificação mais rápida aos aracajuanos é o Formulário de Notificação de Risco para a Saúde Pública Nacional: o FormSUS.  O formulário é uma orientação do Ministério da Saúde para todos os municípios e pode ser acessado na seção ‘Saúde' do Portal da Prefeitura Municipal de Aracaju.
Na página da Saúde, o usuário irá visualizar o quadro do formulário FormSUS. Basta acessar e seguir o passo a passo. Através do formulário, os relatos médicos com a notificação serão enviados automaticamente ao setor da Vigilância Epidemiológica, possibilitando a identificação e investigação imediata da suspeita das doenças ou óbitos.

Ne Notícias

0 comentários:

INDICADORES