onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

SINTESE lança projeto para a educação pública dia 30

Autor // Caroline Santos

 

No próximo dia 30, quarta-feira, às 19h na Sociedade Semear o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe – SINTESE faz o lançamento do projeto “Escola Democrática e Popular: A Educaçao que Queremos”.

No atual cenário nacional em que os gestores, na falta de vontade de construir políticas públicas estruturantes, percorrem o caminho mais fácil que é da a compra de pacotes instrucionais e de gestão para construir uma educação “de qualidade” superficial e se tornar mais atrativo no cenário internacional, o SINTESE sai na frente e numa construção coletiva e amplamente debatida entre os educadores apresenta “A Escola Democrática e Popular: A Educação que Queremos”.

O projeto é fruto das lutas e discussões dos professores nos últimos 20 anos e que foram sistematizadas no ano de 2012 através da criação de um grupo de trabalho formado por educadores da base e por membros da direção executiva e coordenação das sub-sedes do SINTESE. A coordenação do grupo ficou à cargo do professor doutor André Martins da Universidade Federal de Juiz de Fora, que têm participado de encontro, congressos e oficinas pedagógicas promovidas pelo sindicato.

Para ele, o projeto não deve ser só dos trabalhadores e trabalhadoras em educação. Ele precisa ser disputado na sociedade em nome de todos os demais trabalhadores como forma de instituir um novo modelo de educação que tenha como horizonte a emancipação humana e a perspectiva de avanço para toda a classe trabalhadora.

“Esse anteprojeto tem uma clara perspectiva, de construir o novo desafiando o velho. O SINTESE se coloca diante de uma tarefa histórica, construir uma educação de novo tipo. E essa é uma tarefa que só pode ser realizada por educadores e educadoras corajosos, que carregam sonhos, que possuem força para lutar e ousam desafiar os poderosos. E se o SINTESE não realizar neste momento este projeto, nenhum outro sindicato de educação deste país o fará”, sentenciou André Martins.

O projeto foi elaborado a partir de quatro eixos: Formação Humana, Trabalho Docente, Gestão Democrática e Políticas Estruturantes.

“Em 2012 aprofundamos nossas discussões sobre o que queremos para a educação. O projeto é o resultado de um amplo debate teórico, político e ideológico sobre a educação pública que os professores querem para Sergipe e quiçá para o Brasil”, aponta a presidenta do SINTESE, Ângela Maria de Melo.

Desde a elaboração do anteprojeto no grupo de trabalho, o projeto já passou por discussões entre os professores nos pré-congressos e no XIV Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, onde foi aprovado por unanimidade pelos quase 2 mil delegados presentes.

Além do lançamento que acontece dia 30, o sindicato também irá fazer no dia 19 de fevereiro um seminário para os gestores (prefeitos e secretários de educação). “Nosso objetivo é que todos os gestores conheçam o projeto e possam usá-lo como referencial na construção de políticas públicas para a educação” apontou Ângela.

O projeto também será apresentado nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro para pesquisadores da Educação durante o IV Seminário de Educação Brasileira. O evento é promovido pelo Centro de Estudos Educação & Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Grupos de estudos nos municípios estão sendo criados para estudarem o projeto de forma mais específica e além de usarem o texto base também terão como instrumento de estudo uma cartilha que está sendo preparada pelo Núcleo Piratininga de Comunicação.

0 comentários:

INDICADORES