onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O POVO BRASILEIRO E SUA DESCENDÊNCIA

Quando estudava, se dizia que o Brasil foi formado por índios, negros e português. Posteriormente vieram outros imigrantes, como italianos, alemães, japoneses e coreanos. Se falava da contribuição cultural dos três grupos citados e estava vendido a versão de todos os livros que li até hoje.

Só que a gente vai envelhecendo e nota que esta tal Formação do Povo Brasileiro pode ser explicada de outra maneira.

Eu costumo dividir a população brasileira em três grupos:

a) os que já viviam aqui.

b) os que foram trazidos.

c) os que vieram.

Os que já viviam aqui:

Quando o Brasil foi descoberto (ano de 1.500) já existiam em torno de 5 milhões de nativos vivendo nessas terras. O interessante é que os portugueses cometeram um erro ao chamar os nativos de índios (moradores da Índia) e até hoje esse termo é usado erroneamente.

A destruição da cultura (etnocídios) e a matança (genocídios) desses nativos foi tão grande que hoje sobra pouco mias de 200.000 indivíduos e mesmo assim esses que sobraram perderam a noção dos hábitos e costumes dos antepassados. Estão com problemas para ficarem nas poucas terras que lhes foram reservadas.

Os que foram trazidos:

Muitos livros que se utiliza em sala de aula costuma dizer que os negros vieram para o Brasil. A grande maioria (99,99%) foram trazidos como escravos para trabalhar na lavoura de cana-de-açúcar e mineração. Pode parecer a mesma coisa, só que você vir para o Brasil é uma coisa espontânea e ser trazido é vir de maneira forçada.. E pelo que eu sei os negros vieram acorrentados e tratados como animais para viverem nessas terras. Passaram mais de trezentos anos trabalhando de graça (forçados) e foram libertados sem ter direito a uma indenização ou mesmo um pedaço de terra.

Os que vieram :

Este grupo pode ser dividido, em dois grupos, dos que vieram como exploradores e os que vieram para trabalhar como mão-de-obra barata.

Os que vieram como exploradores

Neste grupo se enquadra os Portuguese, Espanhóis e Holandeses. Os Portugueses (grandes fazendeiros ou empresários falidos em Portugal) que “descobriram” o Brasil vieram através da distribuição de sesmarias, tentavam se enriquecer facilmente, outros eram os degredados que vieram aqui cumprir pena e ambos tinham pretensão de retornar a Portugal.

Os Espanhóis mandaram no Brasil durante 60 anos e tinham o mesmo perfil do portugueses (exploradores) que tiveram atuação mais forte no Nordeste por ser a centro socioeconômico da época. O Holandeses, dominaram o Nordeste do Brasil durante 26 anos, foram expulsos por tropas constituídas por negros, nativos (índios) e portugueses da região.

Os que vieram incentivados

São os descendentes de desempregados europeus e orientais (mão-de-obra, de segunda categoria, que não conseguia emprego em sua terra natal). Que vieram morar principalmente na região Sudeste e Sul do Brasil. Entre eles podemos citar os descendentes de italianos, alemães, poloneses, japoneses, coreanos,etc.

Para os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul vieram os desempregados da Alemanha e Itália que receberam terras e sementes para plantar (nem chegaram e já foram ganhando alguma coisa sem trabalhar sequer um único dia). Posteriormente, com a libertação dos escravos, os desempregados vindo da Europa passaram a imigrar para o Estado de São Paulo.

Até hoje, os que povoaram as Regiões Sul e Sudeste, se consideram imigrantes, vivem em colônias nas terras brasileiras.

OBSERVAÇÃO: atualmente a grande maioria dos desempregados que aparecem em São Paulo são oriundos da Bolívia (bolivianos).

BIBLIOGRAFIA:

SENE, Eustáquio de. MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil – Espaço Geográfico e Globalização – editora Scipione.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/imigracao-no-brasil/imigracao-no-brasil.php


http://carlos-geografia.blogspot.com/2011/01/o-povo-brasileiro-e-sua-descendencia.html

0 comentários:

INDICADORES