onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Verão em Sergipe será de instabilidades meteorológicas até o final do período

Desde ontem à noite, 11, começou a chover em pontos diferentes no sertão sergipano como também na capital e no litoral do Estado. De acordo com informações do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semarh), as chuvas em todo o Nordeste poderão ocorrer com grande irregularidade na distribuição espacial e temporal no decorrer deste primeiro trimestre do ano.
Segundo o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, o cenário atual, de ausência e ocorrência abrupta de chuvas para todo o Estado é uma característica comum da atual estação, o Verão. “Na semana passada tivemos na capital uma precipitação com volume de 50mm. Canais transbordam, ruas alagam. De repente, em pouco espaço de tempo, surge o sol. Conforme é previsto  pelo período, com variação elevada da temperatura para algumas regiões. Essa é a característica do comportamento do clima diante da estação que estamos vivenciando”, afirma.
“Estamos no verão, uma estação de instabilidade no tempo e clima. Suas principais características são dias longos e quentes (temperatura elevada), mas também possui dias geralmente chuvosos. As chuvas poderão ocorrer em grande volume em pouco espaço de tempo, trazendo no seu corpo descargas elétricas (raios) e trovões. O índice de estabilidade atmosférica passa de 30, esse indicativo representa o registro de uma condição favorável(típica) da estação”, completou o meteorologista.
Granizo
De acordo ainda com Overland, no oeste do sertão, como nos municípios de Poço Redondo e Carira, cenário atual de seca, as chuvas já começaram a cair em pontos isolados.
“As chuvas saíram do nordeste da Bahia e começam a cair em pontos que fazem fronteira com a região. Foi observado até a ocorrência de chuva de Granizo na região de Carira”, comentou o fato.
Comportamento
A condição do tempo e clima na capital sergipana até este próximo final de semana é de instabilidade, com precipitação ou não em pontos isolados do município. Segundo ainda explicou Overland, até o final do mês de janeiro assim será a previsão do tempo em todo o Estado.  “O Verão é marcado por intensas chuvas, principalmente em regiões com o clima acentuado, ou seja, bem definido como é o caso do estado de Sergipe, região do Nordeste. Nessa época, de  dias quentes, a tendência é acontecer evaporação da águas e com isso acontecer a precipitação, ou seja, a formação das nuvens de chuva”, revela.

Ne notícias

0 comentários:

INDICADORES