onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Frente fria chega a Sergipe

Uma frente fria que se estende desde o Sul da Bahia à fronteira do Estado chegou na madrugada desta quarta-feira, 20, na região sul de Sergipe e nas próximas 24 horas chegará em todo o Estado.  É o que informa o Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh).
Segundo o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, a ocorrência da frente fria é normal para este período do ano. “As chuvas são uma conseqüência meramente sazonal da estação que atravessamos, que é a Primavera. Por conta do seu volume, com possibilidade de atingir até 50 mililimetros em alguns municípios, poderá ocorrer ainda descarga elétrica(raio) e trovões”, alerta o meteorologista.
Revela Overland que para esta quinta-feira, 21, a ocorrência da frente fria sazonal, que hoje está sobre o Sul do Estado, estará se deslocando para a região do Agreste Central, a exemplo dos municípios de Itabaiana, São Domingos e Macambira.
Ainda segundo o meteorologista da Semarh, o momento máximo da banda de nebulosidade está prevista para acontecer nesta sexta-feira, dia 22, quando se distribuirá em todo o Estado de Sergipe. “As plataformas de coleta de dados indicaram ainda um maior volume de chuvas, em média de até 50 mililimetros, para as cidades de Japaratuba, Capela, Nossa Senhora das Dores, Aquidabã e Muribeca”, afirma.
Leitura de Dados
A melhor precisão de localidade das chuvas por municípios só está sendo possível de ser lida pelo Centro de Meteorologista da Semarh por benefícios empregados pelo Governo do Estado na área de meteorologia de Sergipe.
Somente neste mês de outubro foi finalizada a instalação de 18 aparelhos Telepluviômetros -leitores de dados de clima e tempo-.  O Governo de Sergipe, através da Semarh, já adquiriu 13 Plataformas de Coleta de Dados(PCD) que foram instaladas em 2008. Juntos, os equipamentos somam a uma ampla malha de cobertura de tempo e clima para todo o Estado de Sergipe.
O investimento na área fez com que o Estado de Sergipe passasse a ser o primeiro Estado do Brasil com cobertura total de previsão do tempo e clima. Todos os seus 75 municípios são monitorados unitariamente e  com a sua previsão diária.

Ne Notícias

0 comentários:

INDICADORES