onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Sergipe segue recomendação e suspende vacinação contra raiva animal

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) decidiu recomendar aos municípios sergipanos a interrupção da campanha de vacinação antirrábica. A suspensão valerá até que sejam concluídas as investigações sobre reações à vacina realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Resultados preliminares indicaram a ocorrência de efeitos graves e mortes depois da vacinação que, até então, não eram previstos na literatura científica disponível. Entre os efeitos estão hemorragia, dificuldade de locomoção, hipersensibilidade de contato e intensa prostração. Tais alterações ocorreram apenas nas amostras colhidas nos estados e não nos testes iniciais feitos pelo MAPA para a liberação da vacina, nem na contraprova de amostras mantidas em estoque.
De acordo com o Ministério da Saúde, as informações sobre ocorrência de mortes e casos graves disponíveis até a última quarta-feira, 6, não eram suficientes para suspender a vacinação. Embora os dados laboratoriais parciais ainda não sejam suficientes para afirmar a real causa das mortes, elas estão associadas temporalmente à vacina, pois os sintomas nos animais começaram em até 72 horas após a aplicação.
Em Sergipe, a vacinação de cães e gatos contra raiva animal chegou a ser iniciada em todos os municípios, exceto Aracaju e São Cristóvão. Ao todo, foram imunizados, até então, 37.502 cães e 9.420 gatos. Os números representam, respectivamente, 15,46% e 12,23% da meta a ser atingida. “Entre os animais vacinados, se houve alguma reação grave, não chegou até a SES a notificação oficial por parte dos municípios”, informou Monique Santana, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Raiva Animal.

NE NOTÍCIAS

0 comentários:

INDICADORES