onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

terça-feira, 17 de abril de 2012

“Clínicas de Saúde são elefantes brancos de pernas vermelhas”, critica André Moura

O deputado federal André Moura (PSC) foi entrevistado, no último final de semana, na rádio São Domingos FM, pelo radialista “Zé do Sertão”, e fez uma avaliação crítica sobre a realidade da Saúde Pública de Sergipe. Para o parlamentar falta compromisso, gestão e sensibilidade ao governo do Estado com a Saúde e diz que o caos no setor é de principal responsabilidade do governador Marcelo Déda (PT). André Moura também criticou as Clínicas de Saúde da Família construídas pelo governo no interior, batizando-as de “elefantes brancos de pernas vermelhas”.
Ao ser questionado por Zé do Sertão sobre os riscos de fechamento de unidades de Saúde como o Hospital Santa Isabel, em Aracaju, André Moura disse que “só não se preocupa com essa realidade da Saúde de Sergipe aqueles que podem pagar por uma consulta particular ou os que ainda possuem um plano de Saúde. Agora veja a situação daqueles que buscam um atendimento no Hospital Governador João Alves Filho?”, criticou.
Em seguida, André Moura lembrou que tinha meses que o governo do Estado não repassava recursos para o Hospital Santa Isabel, chegando ao ponto da direção daquela unidade de Saúde ameaçar fechar as portas por não ter mais condições de funcionamento. “É falta de dinheiro? Não! Na pressão o governo pagou logo. É falta de compromisso, de gestão, de responsabilidade e de sensibilidade desse governo com o povo pobre”.
“Os condutores do Samu estão parando suas atividades porque a Secretaria de Estado da Saúde não aceita conversar com a categoria, que reivindica salários mais justos e por melhores condições de trabalho. A maioria das ambulâncias do Samu, que deveriam salvar vidas, estão sucateadas, quebradas, sem condições de uso, sem extintor de incêndio, sem emplacamento, com a documentação em atraso e sem condições de circularem pelo Estado. Isso é incompetência do secretário mas, mais ainda do governador, que não lhe dá condições de trabalhar. As vidas humanas deveriam ser prioridade em qualquer governo”, completou o deputado federal.
André Moura também criticou a realidade das Clínicas de Saúde da Família em vários municípios sergipanos. “Os prédios estão prontos e a população enxerga, mas na realidade são verdadeiros elefantes brancos de pernas vermelhas! Se a gente fizer uma relação, vai chegar ao consenso que a Saúde Pública vai mal nos 75 municípios. Se o governo não coloca o Hospital João Alves para funcionar a contento, se as ambulâncias do Samu estão sem condições de uso, se o Hospital Santa Isabel está fechando as portas, imagine como está a Saúde no interior?”, questionou.
O deputado lamentou o que ele enxerga por “caos na Saúde” e lembrou que após as eleições de 2010 o governador disse que ia rever os problemas no setor. “A Saúde piorou depois disso! São falsas promessas que foram feitas e que não serão cumpridas. É um governador que não recebe um prefeito em audiência, um deputado estadual ou federal. Ele despacha com seus secretários por e-mail! É um governador que acha que dentro do Palácio, trancado e com o poder da caneta, vai resolver tudo. Logo ele que veio dos movimentos sociais”.

Ne Notícias

0 comentários:

INDICADORES