onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Defesa Civil se antecipa ao período chuvoso

fonte: PMA
Para diminuir as perdas materiais e garantir a segurança dos cidadãos, a Defesa Civil Municipal de Aracaju participa de Oficina de Capacitação para o Plano de Contingência. Realizada em todo o país pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), a ação faz parte do Plano de Ação da Defesa Civil, com o objetivo de preparar os coordenadores de Defesa Civil para o período chuvoso.
“A ideia da oficina é preparar a população para o período de chuvas. Queremos preparar as Defesas Civis e a população para agir da melhor forma quando o período chuvoso chegar. Hoje, nosso público alvo são os coordenadores de Defesa Civil”, explica a chefe de Gabinete da Sedec, Cristianne Antunes.
A oficina, que teve início terça-feira, 10, e segue durante esta quarta-feira, 11, faz parte de uma semana voltada para otimizar as ações durante o período chuvoso, promovida pela Sedec, com o apoio da Defesa Civil do Estado de Sergipe, junto as Defesas Civis dos municípios. A semana começou com uma reunião, no dia 9, e encerra com o II Seminário de Prevenção dos Efeitos da Chuva, no dia 12.
Plano de Contingência
O Plano de Contingência é um conjunto de ações predefinidas para serem executadas em caso de ocorrências. “É como se fosse uma receita de bolo. Nada mais é do que uma programação que envolve todas as áreas da Prefeitura e outros órgão de apoio, indicando o que cada um deve fazer”, conta Nicanor Moura, coordenador de Defesa Civil de Aracaju.
Ainda segundo Nicanor, Aracaju possui um Plano de Contingência desde a criação da Defesa Civil Municipal, em 2009. “Desde 2009 temo um Plano de Contingência, e com o tempo ele precisa ser reciclado. Para melhorar essas ações, principalmente durante essa época de chuva, desde 2010 fazemos reuniões regulares com os principais órgãos para nos mantermos sintonizados”, revela Nicanor.
“O objetivo da Oficina é justamente incentivar a criação de Planos de Contingência e melhorar os que já existem. A ideia é que essa ferramenta seja usada pelos municípios, que as Defesas Civis já saiam daqui com seus planos prontos”, explica a Assessora Técnica do Departamento de Minimização de Desastres da Sedec, Agnes Pollyanna.
A ação é promovida em todo o país, nas regiões onde se aproximam do período chuvoso. “Esta semana estamos realizando a oficina aqui, em Sergipe, e na Bahia. Semana que vem estaremos no Maranhão e Piauí”, comenta Agnes.
Segunda Fase
A segunda etapa do projeto da Sedec consiste na orientação da população. Para isso, a Defesa Civil Municipal, junto com a Defesa Civil Estadual, Sedec e demais órgãos, irá realizar um Simulado de Deslizamento em Encosta. A ação deve envolver não só órgãos municipais e estaduais, como as Defesas Civis, Corpo de Bombeiros, Semasc, SMTT e outros, como também a população.

0 comentários:

INDICADORES