onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

domingo, 7 de novembro de 2010

Quem é José Eduardo Dutra?

Conciliador da transição


Os 26 dias da greve na mina de potássio, ainda na década de 1980, obrigaram o então presidente do Sindicato dos Mineiros de Sergipe a se mudar para o local, a 47km de Aracaju. O geólogo José Eduardo Dutra tinha acabado de fundar e eleger-se presidente da entidade. A tensão forçava o atual coordenador da equipe de transição da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), a “negociar, negociar e negociar”. Quase 30 anos depois, o “barril de pólvora” agora é outro: Dutra precisa conciliar os mais diversos — e heterogêneos — interesses dos partidos, especialmente PT e PMDB, que ajudaram a eleger a sucessora do presidente Lula, para que a Dilma possa formar seu futuro governo sem crises políticas.
A missão começou meses antes do último dia 31. Dutra desistiu de uma reeleição quase certa ao Senado para trabalhar na campanha presidencial. O pedido foi feito por Dilma. Ela queria dedicação total ao projeto político. Os dois ficaram mais próximos quando a petista estava no Ministério de Minas e Energia e Dutra na Presidência da Petrobras. O presidente do PT concordou, mesmo contrariando amigos e políticos locais que acreditavam numa vitória tranquila. Uma manobra, no entanto, pode levá-lo ao Senado. O senador reeleito Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), de quem é suplente, pode assumir um ministério no futuro governo e liberar a vaga no Legislativo.


Ceder para vencer


Não foi a primeira vez que Dutra deixou de concorrer a um cargo. O senador abandonou a corrida para o Palácio dos Despachos em 2006, em prol da candidatura do amigo Marcelo Déda (PT-SE), recém-reeleito ao governo de Sergipe. Os dois eram bem cotados. Dutra já tinha tentado em 1990 e em 2002. O presidente Lula cobrava uma candidatura própria do PT. Num domingo à noite, o então senador abriu mão da disputa. Foi nomeado presidente da BR Distribuidora, voltando à Petrobras, da qual foi presidente entre de 2003 a 2005. No estado, atuou mais uma vez na campanha do amigo Déda. O prefeito de Aracaju foi eleito com 52,48% contra João Alves Filho.
Militante estudantil, Dutra formou-se em geologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mas fez carreira política e profissional no Nordeste. Foi trabalhar em Aracaju e acabou “capturado” pelo sindicalismo quando era responsável pela mina de potássio de Taquari-Vassouras da Petrobras Mineradora – Petromisa. Dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), chegou também ao posto mais alto na estrutura partidária. Desde o ano passado, Dutra ocupa a Presidência do PT, com apoio do presidente Lula e dos petistas de São Paulo. Disputou o cargo com deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP), outro “homem de Dilma” na campanha, a quem derrotou em eleição direta. Dutra gosta de rock, de um bom papo com os amigos num boteco e sai do sério quando o Botafogo dá vexame.


Leia mais na edição deste domingo do Correio Braziliense

0 comentários:

INDICADORES