onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Belivaldo participa de reunião na Comissão de Educação da Assembleia

 

Atendendo a convite da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Sergipe, o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, debateu com os parlamentares sergipanos na manhã desta segunda-feira, 30, o processo de negociação para o pagamento do reajuste do Piso Nacional do Magistério. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso do Governo de Sergipe em pagar o piso dos professores, por reconhecer a sua importância e legitimidade.
A comissão também convidou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Síntese), professora Ângela Melo. Assistiram à reunião, professores dirigentes do Sintese e de outras entidades civis.
Belivaldo Chagas destacou que o governador Marcelo Déda recebeu os professores em seu gabinete por duas vezes para entabular as negociações, além de outras reuniões que ocorreram com ele e os demais secretários que participam da comissão econômica do governo. "Encaminhamos proposta dentro das possibilidades financeiras do Estado e que não prejudique o cumprimento da folha de pessoal dos demais servidores. Apesar da paralisação, continuamos abertos à negociação e ao diálogo", garantiu o secretário.
A deputada e presidente da comissão de Educação, professora Ana Lúcia Menezes, parabenizou o secretário Belivaldo Chagas pela sua participação na discussão dos temas sugeridos. Ana Lúcia lembrou que, ainda em 2001, quando por 23 dias os professores da rede estiveram em greve, coube ao então deputado de oposição e atual secretário da Educação intervir para alcançar as vitórias. "Neste ano estamos enfrentando uma nova situação, mas temos a certeza de que a prioridade deste governo é resolvê-la", considerou a deputada.
Contraproposta
O secretário Belivaldo Chagas expôs à Comissão de Educação da Assembleia a contraproposta apresentada pelo governo aos professores no último dia 20 de maio. Ele disse que o governo está se comprometendo a pagar os 15,86% de reajuste do piso para os professores de nível I, e para os demais níveis o reajuste seria de 5,7%. A complementação do valor do piso para os outros níveis se daria em setembro. O saldo devedor do reajuste do piso de janeiro a agosto seria pago a partir de 2012.
Redução do custeio
O secretário informou que medidas estão sendo tomadas na Seed para que os gastos possam ser diminuídos. Ele citou como exemplo a questão dos veículos que servem ao complexo administrativo da Seed e despesas com água e energia. "Queremos reduzir os custos em 50% e reverter esses recursos na melhoria da qualidade do ensino e da escola", enfatizou o secretário. Já reduzimos o número de veículos locados e agora estamos buscando diminuir os gatos com outros itens como água, energia, etc.
Relato da situação
Além dos questionamentos dos deputados da comissão sobre o tema proposto, o secretário aproveitou para relatar as diversas situações por que vem passando o ensino, a escola pública estadual e a estrutura administrativa da Seed. Belivaldo Chagas reconhece que os resultados das medidas para melhorar a qualidade do ensino são lentos, mas as atitudes têm que ser imediatas.
Evasão escolar, reforma de escolas e falta de professores foram também alguns dos pontos abordados. O secretário explanou sobre cada uma das situações e anunciou que ainda este ano o governo estará fazendo um novo concurso para o magistério.

NE NOTÍCIAS.

0 comentários:

INDICADORES