onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Estão abertas as Inscrições para as Oficinas da Resistência

Autor // sintese

No momento em que a prática de sala de aula sofre novo ataque com a obrigatoriedade e ampliação do “Alfa & Beto” e com a imposição de outro pacote de avaliação, e considerando avaliações feitas das Oficinas Pedagógicas da Resistência oferecidas nos anos anteriores, concluímos que está na hora de aprofundarmos a questão pedagógica e assumirmos uma atitude mais afirmativa entre nós como forma de luta, objetivando uma educação de qualidade para todos e todas em nossas escolas públicas.

Consultamos outros colegas professores, fizemos várias reuniões do Departamento de Formação e chegamos a outro formato para nossas Oficinas. Por isso, a edição de 2011 de nossas Oficinas Pedagógicas da Resistência terá novidades em relação aos anos anteriores: haverá concentração temática e a oferta será feita também no interior do Estado.

As oficinas serão oferecidas em períodos distintos, tanto em Aracaju quanto nas cidades das sub-sedes do SINTESE e cada uma delas terá a duração de 20 horas (Ver cronograma de oferta).

O objetivo é transformar estas Oficinas no primeiro passo para chegarmos à formação, no futuro, de grupos de estudos, por área de conhecimento e região de atuação, constituídos por professores filiados ao SINTESE e interessados em experimentar novos caminhos em sua atuação em sala de aula, com o apoio do grupo de colegas, do SINTESE e de sua assessoria pedagógica.

É por isso que as oficinas de 2011 focalizarão apenas três grandes temas:

  • Educação e sociedade
  • Professor: história, formação e profissão
  • Comunicação e educação: Produção de textos e redes sociais na internet

E todas elas terão uma parte comum e uma parte diversificada, de modo a construir um lastro de referências comuns para resistirmos com novo ânimo às investidas dos pacotes pedagógicos que retiram de nós, professores, o direito de darmos nossas aulas e nos fazem apenas reprodutores do que é decidido longe de nós, de nossos alunos e da realidade que todos enfrentamos em nossas escolas.

As vagas, como sempre, serão limitadas. Por isso, os colegas professores escolherão de qual Oficina querem participar e na cidade que lhes for mais cômodo. Inscrever-se nestas Oficinas de tão poucas vagas é um compromisso de participação.

Nossos esforços e nossos recursos não podem ser desperdiçados: nos anos anteriores muitos não conseguiram se inscrever porque já não havia vagas, mas no momento da realização das Oficinas o número de participantes foi reduzido, chegando a haver faltas de mais de 80% de inscritos em algumas oficinas. Por isso somente se inscreva se realmente pretende participar.
INSCREVA-SE AGORA

0 comentários:

INDICADORES