onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Prefeitos criam consórcio público para gerir áreas de lixões

Conscientes de que o caminho mais adequado para a disposição do lixo produzido por seus municípios é o formatado pela gestão  de consórcios públicos – complexo administrativo que envolve desde a implantação de aterros sanitários a eco pontos –, prefeitos dos territórios Sul e Centro-Sul do Estado assinaram na manhã de ontem, 19, na cidade de Boquim, ato de Consolidação do Consórcio Público de Saneamento Básico para as regiões Sul e Centro-Sul do Estado, compondo 16 cidades.
O evento, que contou com a participação de prefeitos, vereadores e autoridades municipais dos municípios envolvidos, foi coordenado pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes Silva. “Com a criação do consórcio Sul e Centro Sul, o Estado de Sergipe passa a dispor de mais um território comprometido com a gestão do lixo via consórcio público”, comemorou Genival.
Em março deste ano, o Agreste Central, com área composta de 20 municípios, foi o primeiro território a criar o consórcio no Estado. “A iniciativa, promovida por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e implementada em todo o Brasil por meio da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), concretiza o fim dos lixões para os municípios que acataram a proposta da gestão do lixo através da intervenção dos consórcios públicos”, explica Genival Nunes. Em Sergipe, a proposta da gestão dos Resíduos Sólidos, por meio da criação de consórcio público, está sendo executada através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
De acordo com a nova política de resíduos, no ano de 2014 não será mais tolerado a permanência lixões a céu aberto em todo o Brasil. Sendo assim, até o ano de 2012, cada prefeitura municipal terá que apresentar o seu Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Ou seja, o município deverá apresentar soluções para o fim das lixeiras, mostrar de que maneira irá gerir o lixo do seu município com fundamentos de Educação Ambiental, a exemplo da gestão por meio da Coleta Seletiva, além de outras diretrizes estabelecidas pela nova política.
De todos os municípios do território Sul e Centro-Sul, apenas o município de Indiaroba ficou de fora da gestão compartilhada por meio da efetivação do consórcio público.

NE NOTÍCIAS

0 comentários:

INDICADORES