onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Governistas mantêm maioria das prefeituras em SE

Novo cenário político de Sergipe beneficia os irmãos Amorim

 

As eleições municipais realizadas no domingo, 7, apontam um cenário político em Sergipe, que, de certa forma, favorece os irmãos Eduardo [senador eleito pelo PSC] e Edvan [empresário] Amorim em Sergipe. Juntos, os irmãos conseguiram eleger 21 prefeitos, por meio de quatro partidos que eles comandam no Estado – PSC/PR/PSL e PPL.

O bloco governista liderado pelo governador Marcelo Déda (PT), pelo vice, Jackson Barreto (PMDB), senador Antonio Carlos Valadares (PSB) e pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) emplacaram 44 prefeitos. Já o DEM, do prefeito eleito de Aracaju, João Alves Filho, elegeu seis prefeitos e, pelo PSDB, comandado agora pelo empresário José Carlos Machado [vice de João Alves Filho], foram eleitos quatro prefeitos no Estado de Sergipe.

O PPS, liderado pelo senador Almeida Lima, que renunciou à candidatura à Prefeitura de Aracaju às vésperas das eleições, administrará uma única prefeitura: Santa Rosa de Lima.

Sozinho, o PSC [que elegeu Eduardo Amorim para o Senado nas eleições de 2010] emplacou 11 prefeitos. E, deste mesmo grupo, oito prefeituras serão administradas pelo PR, uma pelo PSL e outra pelo PPL.

O PSD, que surgiu como alternativa dos tucanos até então liderados pelo ex-governador Albano Franco e elegeu apenas um vereador em Aracaju [Ivaldo José], fez doze prefeituras em Sergipe. O PSB, do senador Valadares elegeu nove prefeitos e o PT elegeu sete, bem abaixo das previsões do ex-presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, que calculava a vitória do PT em dez municípios.

O PMDB, liderado pelo vice-governador, Jackson Barreto, também fez sete prefeitos. Ainda da base aliada do governador Marcelo Déda, cinco prefeitos foram eleitos pelo PDT, dois pelo PRB e um pelo PT do B. O PC do B, que atualmente administra a Prefeitura de Aracaju e, nesta eleição, manteve a única vaga que tem na Câmara Municipal, conquistou apenas a prefeitura de Cristinápolis.

Os dez maiores

Os oponentes do bloco liderado pelo governador Marcelo Déda administrarão as seis, entre as dez maiores prefeituras em Sergipe, que inclui Aracaju, com a eleição de João Alves Filho (DEM).

Em Lagarto, Lila foi eleito pelo PSDB com 53,88%, derrotando o prefeito Valmir Monteiro [44,76%]. Em Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR) derrotou, com 53,59%, o prefeito Luciano Bispo, que disputava a reeleição pelo PMDB e obteve 46,41% dos votos válidos.

Em Propriá, o PT foi derrotado com a vitória de José Américo eleito com 66,26/5 dos votos válidos pelo PSC, contra o petista Paulinho Campos, que recebeu 33,74% dos votos válidos.

Em Estância, o demista Carlos Magno venceu a eleição com 55,65%, ficando o petista Joaldo Santos na lanterninha, com apenas 3,65% dos votos válidos.

Em Capela, o PR, partido comandando pelos irmãos Amorim, elegeu Ezequiel, com 56% dos votos válidos, deixando a candidata Josefa Paixão, indicada pelo PSB, com 44% dos votos válidos.

Os governistas conseguiram reconquistar a prefeitura da Barra dos Coqueiros, elegendo Airton Martins pelo PMDB, com 45,48% dos votos válidos, enquanto o prefeito Gilson dos Anjos teve a preferência de 42,74%.

Em Canindé do São Francisco, o pastor Heleno garantiu a vitória dos governistas ao conquistar 51,99% dos votos válidos, contra os 48,01% dos votos válidos dirigidos para Ednaldo da Farmácia, que disputou o pleito pelo PSC, com o apoio dos Amorim.

Em Nossa Senhora do Socorro, os governistas se dividiram e o prefeito Fábio Henrique foi reeleito pelo PDT com 54,77% dos votos válidos, derrotando o padre Inaldo, indicado pelo PC do B, que conquistou 43,65% dos votos válidos.

Em São Cristovão, o PSB, que tem no comando o senador Antonio Carlos Valadares, dominará a prefeitura com a eleição de Rivanda Farias, que conquistou 41,84% dos votos válidos contra os 26% dirigidos ao professor Wanderlê, que disputou a eleição pelo PMDB, que tem o domínio do vice-governador Jackson Barreto.


Cássia Santana
Portal Infonet

0 comentários:

INDICADORES