onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Professores de Santana do São Francisco ocupam a prefeitura

Autor // Assessoria de Comunicação Sindical

 

Professores de Santana, na luta por seus direitos, ocupam a prefeitura

Os professores de Santana do Francisco ocuparam a sede da prefeitura  municipal para reivindicar o pagamento de dois meses de salários atrasados: agosto e setembro, podendo chegar a três meses, se até o final do mês o prefeito Ricardo Roriz (PT) não fizer o pagamento.

Em virtude de salários atrasados, os professores iniciaram uma greve há 63 dias e nenhuma solução foi dada no sentido de resolver o drama por que passam mais de 70 professores desse município.

O SINTESE inclusive teve  que comprar, durante esse período, duas cestas básicas para cada professor, pois a situação de ausência de alimento já estava insustentável.

Durante esse segundo semestre, nos meses de julho, agosto, setembro e parte de outubro, a prefeitura de Santana do São Francisco arrecadou R$ 701.692,47, no entanto só pagou uma única folha, a de julho, no dia 10 de setembro. O valor de uma folha de pagamento dos professores soma R$ 173.000,00.

“ É um absurdo isso, e completamente inexplicável. O recurso entra nos cofres do município de dez em dez dias e ninguém sabe onde está sendo utilizado esse dinheiro”, diz Geise Morais, vice-coordenadora da Sub-sede de Neópolis e professora do município.

Ocupação pacífica da prefeitura vai durar 24 horas

O SINTESE, no início do ano, entrou com uma ação judicial na Comarca de Neópolis no sentido de obrigar a prefeitura a pagar os salários dos professores até o quinto dia útil, mas até o momento a ação não foi julgada pela juíza da cidade, Rosivam Machado.

“ Nós gostaríamos de saber a razão de a juíza ainda não ter julgado esse processo. No mesmo período, e pela mesma razão, entramos com uma ação judicial contra a prefeitura de Neópolis e a mesma juíza em 45 dias deferiu o nosso pedido, mas em Santana nove meses depois, ainda não temos uma definição”, enfatiza o diretor de Comunicação do SINTESE, Joel Almeida.

A situação na cidade de Santana do São Francisco é de calamidade pública. Além dos professores, a maioria dos servidores está com salários atrasados e o prefeito, segundo informações de funcionários da prefeitura, abandonou a cidade porque perdeu a eleição. Inclusive no momento da ocupação feita pelos professores, só estavam no prédio três funcionários e o secretário de Obras.

0 comentários:

INDICADORES