onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CERES rejeita índice guia da avaliação de desempenho

Autor // Caroline Santos

SINTESE orienta que professores não devem postar o Plano de Curso na internet e nem elaborar o portfólio

Os conselheiros reunidos no segundo dia da reunião ordinária do Conselho do SINTESE - CERES rejeitaram por unanimidade o Índice Guia de Avaliação de Desempenho que está sendo imposto pelo governo de Marcelo Déda pela rede estadual.

Os professores não têm medo de avaliação, mas exigem que ela seja realmente um processo debatido entre todos os sujeitos da escola e não somente uma imposição governamental.

O magistério da rede estadual é favorável a avaliação, pois reconhece e compreende a necessidade de se realizá-la. Inclusive a avaliação de desempenho está prevista na Constituição Federal para todos os servidores públicos.

Mas o que o SINTESE defende é uma avaliação da rede de ensino, que não só as escolas sejam avaliadas, mas também a Secretaria de Estado da Educação e seus órgãos. Que a política educacional seja avaliada e não as pessoas e que os professores participem do processo de elaboração desta avaliação conforme preconiza a resolução nº 02/2009 do Conselho Nacional de Educação.

Orientações do SINTESE para combater o Índice-Guia

  • Não assinem o Contrato de Gestão;
  • Não preencham os dados do Plano de Curso e nem o portfólio dos alunos na internet e não autorizem os diretores das escolas a usarem seus CPF para inserir dados na internet;
  • Agendem debates na sua escola, junto a direção do SINTESE, sobre a Avaliação de Desempenho

Como agendar debates na sua escola e/ou município

  • No site do SINTESE (www.sintese.org.br) no banner “Avaliação de Desempenho” e agende o debate na sua escola e/ou município.

0 comentários:

INDICADORES