onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dirigente da CNTE entrega moções ao Ministro Fernando Haddad

Autor // Bárbara Nascimento

Em reunião realizada na última terça-feira (16), entre comissão

Joel Almeida e Fernando Haddad

Joel Almeida e Fernando Haddad

de negociação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Ministro da Educação, Fernando Haddad, o Conselheiro Estadual de Educação e dirigente do Sintese, Joel Almeida, apresentou três moções de apelo com o objetivo de o Ministério da Educação (MEC) e a Presidenta Dilma formularem o projeto Caminhos da Universidade, visando a garantir de transporte escolar para os estudantes universitários.

As moções foram de autoria do vereador de Estância José Domingos Machado (Dominguinhos), do Sintese e da deputada estadual Ana Lúcia Vieira – esta última já aprovada em plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.

Os documentos destacavam também a importância de priorizar os estudantes que tiveram acesso às universidades e faculdades através de programas do governo federal com Reuni, Prouni, Fies e sistema de cotas.

No ato de entrega foi ressaltado que em Sergipe e outros estados brasileiros, os prefeitos utilizam os transportes escolares destinados aos estudantes da educação básica para o deslocamento de universitários. A prática, embora naturalizada, é ilegal, como enfatizou o Ministro Haddad.

No entanto, diversos prefeitos - e principalmente o prefeito de Estância, Ivan Leite - desvirtuam o debate e tentam jogar a população sergipana contra o vereador Dominguinhos, a deputada estadual Ana Lúcia e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, por conta das denúncias feitas sobre o uso indevido do transporte escolar recebido pelos municípios pelo programa Caminhos da Escola.

Ao contrário do que acusam os gestores, não se trata de querer inviabilizar os estudos de estudantes universitários. Ocorre que essa ação de ceder ônibus destinados à educação básica aos universitários dificulta a vida das crianças e jovens do interior que em vez de serem beneficiados, continuam andando em ônibus velhos, inseguros e até mesmo em paus- de- arara.

De acordo com Joel Almeida, a receptividade do Ministro, que esteve acompanhado dos Secretários Executivos Francisco das Chagas e Carlos Abicalil, foi boa. Todos eles se comprometeram em intermediar o pleito junto ao órgão responsável pelas políticas de assistência estudantil do MEC. Chagas mencionou ainda que esse tipo de situação também ocorre no Rio Grande do Norte.

0 comentários:

INDICADORES