onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

PROJETO:FORMAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA E CIDADANIA



ESCOLA MUNICIPAL OTAVIANA ODILLIA DA SILVEIRA
PROJETO: FORMAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA E CIDADANIA
POVOADO BRINQUINHO-SIMÃO DIAS/SE, 05/12/2008

Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Otaviana Odíllia da Silveira, situada no Povoado Brinquinho, no Município de Simão Dias - SE, no período do segundo semestre do ano letivo em curso, no Ensino Fundamental.
O Projeto: Formação da Cultura brasileira e Cidadania foi abordado a partir de atividades produtivas e reflexivas, levando uma mensagem de compreensão do tema estudado, possibilitando mais do que informações e conceitos, trabalhando com atitudes e formação de valores.
Desta forma, procuramos levar aos nossos educandos uma mensagem de compreensão e conhecimento sobre toda diversidade cultural existentes em todo mundo, incentivando os mesmos a desenvolverem a capacidade de respeitar esta diversidade cultural, através dos seguintes sub-temas: cultura indígena, cultura portuguesa, cultura africana, imigrantes, racismo, cidadania, miscigenação, entre outros. Dentro destes sub-temas trabalharemos os seguintes conteúdos programados:
INDIOS
. Quantos eram, quantos são?
. Línguas;
. Economia de subsistência;
. Estrutura social e política - Educação família; Relações pessoais;
Cotidiano - medicina, instrumento de trabalho, guerra, caça, utensílios, artesanato;
· Cultura;
· Religião;
. Gastronomia;
· Danças e tradições;
. Músicas;
· Principais etnias;
· Moradia
.Doenças;
· Religião que mais estão fixados - A questão da terra (onde vivem);
. O índio na atualidade: Preconceito e discriminação, cidadania; condições econômicas e sociais, educação.
PORTUGUESES
· A chegada dos portugueses;
. Contexto histórico;
· Quantidade;
· Os primeiros contatos com os índios;
· Processo de colonização;
. Idioma;
. Religião;
. Gastronomia;
· Cultura;
· Festas e tradições;
· Influencia portuguesa na cultura brasileira.
AFRICANOS
· Contexto histórico;
· O trajeto do tráfico (principais rotas entre a África e a América);
· Idioma e a imposição do idioma português;
· Região onde mais se fixaram no Brasil;
.Quantidade de africanos que entraram no Brasil;
· Contribuição cultural e econômica para o nosso país: Gastronomia, músicas, danças, festas e tradições, religião;
· Processo de abolição;
· Instrumentos usados para punir e humilhar os escravos;
· Os escravos;
· Quilombos e remanescentes de quilombos;
· Zumbi;
· Recuperação da auto-estima;

IMIGRANTES
. Fluxo migratório ( quantidade ou percentual de imigrante);
· Discriminação que foram submetidos;
· Região de onde vieram;
· Contexto histórico - Motivos da imigração;
· Tipos de sociedade;
· Religião;
· Idioma;
· Gastronomia;
· Festas e tradições;
· Danças;
· Vestuário;
· Esporte;
· Arte;
· Diversão;
· Música;
· Contribuição cultural e econômica para o nosso país;
· Atividade econômica que se dedicaram no Brasil;
· Periodização de maior fluxo;
· Colônias de imigrantes (onde fixaram);
Utilizando os procedimentos metodológicos que serão aplicados em sala de aula durante todo o desenvolvimento do projeto:
· Pesquisa;
· Textos informativos;
· Músicas;
· Desenho; · Cartazes;
· Filmes;
· Jograis;
· Confecção de painéis;
· Dança;
· Exercícios orais e escritos;
· Debates;
· Entrevista, entre outros.

0 comentários:

INDICADORES