onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

VALADARES CONFIRMA FRITURA DE BELIVALDO

 Em entrevista exclusiva ao Faxaju-Online, neste domingo (24), o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) disse que não podia negar um processo de fritura do vice-governador Belivaldo Chagas (PSB), para que ele não se mantenha na chapa majoritária do governador Marcelo Déda (PT), que disputa a reeleição em outubro deste ano.

Considerou que é uma injustiça que precisa ser corrigida o quanto antes, para que a nossa aliança não seja interpretada como pragmática, que só existe em função de projetos afirmativos dos que pregam uma falsa unidade onde prevaleçam interesses que se fundamentam apenas no fortalecimento de partidos ou de grupos, e não de um ideário consubstanciado nas mudanças de um novo regramento social e político para o estado de Sergipe.

O senador Valadares diz que “Jackson Barreto tem um grupo que defende o enfraquecimento do PSB, mas, apesar disso, não se registra um só município de nosso partido que tenha sido orientado a trabalhar contra ele”. Acrescenta “que até o presente momento não tivemos qualquer manifestação de Déda para afastar Belivaldo. Contudo, quando o governador abre a temporada de negociações sem fortalecer a posição do seu vice, todos os pretendentes se encorajam a postular essa posição, como tem acontecido”.

Para o senador, “não podemos tratar o vice-governador de Déda simplesmente como um filiado do PSB, que pode ser descartado ao bel prazer dos que apenas almejam ocupar o seu lugar, e, sim, como um lídimo representante da aliança vitoriosa de 2006. Ainda acreditamos que ele, Belivaldo, será ouvido e considerado”.

Valadares, entretanto, desfaz “essa história de rompimento” e garante que isso não passa pela sua cabeça nem entre as discussões internas do PSB: “ajudei a construir esse projeto, renunciei a toda e qualquer pretensão de reivindicar o Governo pessoalmente para que se operasse a mudança”, diz.

A ENTREVISTA

Faxaju – É verdade que o vice-governador Belivaldo Chagas está sendo rifado da chapa majoritária deste ano?

ACV – Não tenho a menor dúvida que é o principal alvo de todos aqueles que pensam em suceder ao governador Marcelo Déda (PT) em 2014. Posso afirmar com segurança que nenhum deles trabalha contra mim, nem contra Belivaldo, apenas têm projetos políticos de poder, que não coincidem com os do PSB.

Faxaju – O governador Marcelo Déda já conversou com o deputado federal Jackson Barreto (PMDB) para lhe dar o vice?

ACV - Jackson tem um grupo que defende o enfraquecimento do PSB, mas, apesar disso, não se registra um só município de nosso partido que tenha sido orientado a trabalhar contra ele. Todos os que compomos os PSB aguardamos reciprocidade.

Faxaju – A notícia sobre esse assunto está espalhada por todo o Estado. Como o senhor ver isso?

ACV – Até o presente momento não tivemos qualquer manifestação de Déda para afastar Belivaldo. Contudo, quando o Governador abre a temporada de negociações sem fortalecer a posição do seu Vice, todos os pretendentes se encorajam a postular essa posição, como tem acontecido. Esperávamos um gesto, ainda que não fosse de apoio, porém, de pelo menos de solidariedade para afastar pretensões descabidas. Em razão desse procedimento as ambições afloraram e a principal vítima tem sido Belivaldo, que, pela sua postura tem representado o anseio de todos aqueles que trabalham pelo fortalecimento da classe política. O que aconteceu é que o nome de Belivaldo foi colocado na bandeja das negociações para retirá-lo do pleito sem uma conversa prévia, o que representa um sinal de frieza com aquele que jamais traiu compromissos assumidos. Não podemos tratar o vice-governador de Déda simplesmente como um filiado do PSB, que pode ser descartado ao bel prazer dos que apenas almejam ocupar o seu lugar, e, sim, como um lídimo representante da aliança vitoriosa de 2006. Ainda acreditamos que ele, Belivaldo, será ouvido e considerado. O vice-governador de Déda tem toda uma história de liderança de oposição na Assembléia Legislativa, de quase vinte anos, que precisa ser considerada, em cuja trajetória jamais se entregou aos eventuais donos do poder. Belivaldo com a sua coragem e o seu desprendimento como líder das oposições na Assembléia, muito contribuiu para este espaço que todos os partidos hoje ocupam no governo de Sergipe. Esquecer esse seu trabalho é um ato de ingratidão que não pode acontecer numa aliança que se tornou vitoriosa pela escolha do povo sofrido do nosso Estado.

Faxaju – O senhor acha que isso foi um trabalho do deputado Jackson Barreto, aliado aos Amorim e com o apoio de setores do PT e de pessoas vinculadas a Jackson?

ACV – Jackson não guarda segredo sobre o que diz ou faz. Sei de tudo que ele fala, até por intermédio de seus defensores com os quais mantenho contatos e relações de amizade. Um candidato a cargo majoritário deveria ter mais cuidado com aqueles que poderiam ajudá-lo.

Faxaju – O senhor está rompido com o Governo? E com Jackson?

ACV – Essa história de rompimento não passa pela minha cabeça nem entre as discussões internas do PSB. Ajudei a construir esse projeto, renunciei a toda e qualquer pretensão de reivindicar o governo pessoalmente para que se operasse a mudança. Sou contra o personalismo, o individualismo demagógico. Sou contra o enfraquecimento dos partidos e de suas lideranças, ou de sua substituição por agremiações sem legitimidade eleitoral, apenas identificadas com o fascismo derrotado na última Grande Guerra. Temos um longo caminho ainda a percorrer antes de tudo isso que pregamos em favor da democracia para que a liberdade seja alcançada, na prática enaltecida, e por cujo ideal arriscamos a nossa carreira política.

Faxaju – Na hipótese dessa mudança na chapa majoritária se realizar, como o PSB, através do senhor, vai reagir? De que forma?

ACV – Não vou antecipar nem especular sobre fatos que ainda não aconteceram. Preferimos aguardar os acontecimentos.

Faxaju O pessoal do DEM se aproximou muito de você no Pré-Caju. João Alves Filho lhe ligou? E a chapa que Augusto Bezerra divulga: João governador, Belivaldo para vice e Valadares para o Senado pode acontecer?

ACV – Passei o tempo todo no camarote do meu amigo Fabiano Oliveira. Quem apareceu por lá dei atenção. Gosto de conversar política e ser considerado. Conversei com o deputado federal José Carlos Machado (DEM), deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), e tantos outros amigos, de meu partido e de partidos diferentes, como o deputado federal Albano Franco (PSDB), mas em nenhum momento pelo que falei, alguém pode concluir incoerência e infidelidade na minha postura política.

Faxaju – O senhor já constatou, realmente, que existe esse processo de fritura do vice-governador Belivaldo Chagas?

ACV – Que existe essa disposição existe e não posso negar. Uma injustiça que precisa ser corrigida o quanto antes para que a nossa aliança não seja interpretada como pragmática, que só existe em função de projetos afirmativos dos que pregam uma falsa unidade onde prevaleçam interesses que se fundamentam apenas no fortalecimento de partidos ou de grupos, e não de um ideário consubstanciado nas mudanças de um novo regramento social e político para o Estado de Sergipe.

Faxaju

0 comentários:

INDICADORES