onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

domingo, 18 de abril de 2010

Déda apresenta relatório dos estragos causados pelas chuvas ao ministro da Integração Nacional

O governador Marcelo Déda apresentou ao ministro da Integração Nacional, João Santana, na manhã deste sábado, 17, no auditório do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, os relatórios dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram os municípios sergipanos semana passada. O governador, o ministro e o prefeito Edvaldo Nogueira ainda sobrevoaram as áreas afetadas.

De acordo com o relatório, oito municípios (Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, São Cristóvão, Carmópolis, Pacatuba, Ilha da Flores e Neópolis) já decretaram estado de emergência com 2.177 desalojados, 1.418 desabrigados, 53 feridos, 243 casas destruídas e 2.209 danificadas e sem registro de mortes. Ainda  há a possibilidade de mais sete cidades solicitarem ajuda.

Durante a apresentação do relatório, o coordenador da Defesa Civil, major Erivaldo Mendes, e o governador Marcelo Déda, explicaram ao ministro as principais áreas atingidas pelas chuvas em toda a zona de expansão de Aracaju e em outros municípios. Para Marcelo Déda, a vinda do ministro ao estado revela a preocupação do Governo Federal  depois das fortes chuvas. "O Governo Federal está preocupado com essa situação. O ministro, vendo a situação que o estado se encontra, vai agilizar o encaminhamento dos pleitos que eu estarei levando ao presidente da República na semana que vem", disse

O ministro João Santana ficou alegre com a eficiência do governo estadual no que diz respeito à assistência às famílias. "Estou muito triste pelo que aconteceu, mas muito alegre por outro lado. O Governo do Estado de Sergipe está, competentemente, posicionado a tudo o que aconteceu. Vi o relatório fotográfico dos desastres e esse processo de prevenção meteorológica está muito bem feito. Deu para ter uma ideia completa do problema e revela a realidade dos fatos que aconteceram aqui".

Trabalhando com os dados enviados pelas prefeituras, os prejuízos somam R$ 75 milhões, mas este montante pode ser ampliado, porque há outros municípios preparando seus relatórios e reivindicando sua inclusão na área de emergência. Segundo João Santana, "o Governo Federal está junto com o governador Marcelo Déda, e irá pleitear mais recursos para tentar minimizar os desastres".

O metereologista Overland Amaral apresentou o retrato meteorológico do estado na semana das chuvas. Após a apresentação, o governador e o ministro fizeram um sobrevoo de helicóptero nas regiões de Sergipe atingidas pelo temporal. "O ministro pôde acompanhar todo o relatório da situação ao vivo, sobrevoando as áreas atingidas. É preciso fazer não apenas obras para as emergências, mas, sobretudo, investir  em ações de prevenção que possam viabilizar obras estruturantes para impedir a repetição que vimos na semana passada", afirmou Marcelo Déda.

Déda ainda fez questão de salientar os principais requisitos para que um município atingido seja inserido como situação de emergência. "É preciso que ele esteja incluído na situação de emergência e siga rigorosamente as normas da lei. É preciso também ter um grau de prejuízo de um tipo de suprimento da infraestrutura e da área social da cidade que justifique a inclusão, porque são critérios do Governo Federal. A assistência às famílias é realizada pelas prefeituras e o governo oferece toda a retaguarda e todo o apoio para que as prefeituras possam acolher bem as famílias que estão desabrigadas", explicou Déda.

Nesse sentido, o Governo do Estado oferece alimentos, através de cestas básicas, um quite com colchonetes, cobertores e lençóis. O estado está organizando também toda uma bateria de vacinação para evitar que epidemias se alastrem com a situação, e está disponibilizando as máquinas do DER para impedir que povoados fiquem ilhados.

Ne Notícias

0 comentários:

INDICADORES