onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

segunda-feira, 1 de março de 2010

1º Encontro Pontos de Cultura de Sergipe e Alagoas

Entre os dias 02 e 06 de março, acontece no paraíso ecológico do Maragogi, em Alagoas, o 1º Encontro Pontos de Cultura de Sergipe e Alagoas, um evento que busca além de uma articulação e integração das Redes de Pontos de Cultura, a transferência de tecnologia e experiência entre estes pontos.

O encontro promove ainda o fortalecimento de políticas culturais por meio do intercâmbio de gestores de Pontos de Cultura e busca a preparação dos participantes para a Teia Brasil 2010, um evento voltado para os Pontos de Cultura de todo o país, e que acontece entre os dias 25 e 31 de março em Fortaleza.

Durante os quatro dias de evento, acontecerão variadas palestras sobre os Pontos de Cultura, Leitura e discussão do regimento do encontro, exposição de produtos, oficinas de comunicação e articulação em rede e curso de cartografia dos pontos de cultura, exibição de filmes e apresentações artísticas e culturais.

A secretaria de Estado da Cultura levará seus representantes para o encontro com o intuito de discutir em que os pontos de cultura podem transformar os meios sociais que representam. De acordo com Ígor de Araújo, assessor técnico do Departamento Administrativo e Financeiro (DAF), o encontro é uma grande oportunidade para trazer novas ideias e implementá-las nos pontos de cultura sergipanos. “Como uma proposta de democratização da cultura e seus meios de produção, pretendemos, a Secult pretende trazer novas linguagens culturais e experiências que serão trocadas durante a Teia. Avaliamos o encontro como uma oportunidade para debatermos e encontrarmos uma solução para eventuais crises no âmbito cultural. Os Pontos de Cultura do Estado de Sergipe desempenham função de grande importância no sentido de levar às comunidades mais distantes da capital e às menos favorecidas desta um referencial cultural e um aprimoramento deste referencial, implantando nestas localidades uma experiência empreendedora na área da cultura”, afirmou.

Pontos de Cultura

Os Pontos de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva, que articula várias ações deste programa, através de iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, firmando convênios com o Ministério da Cultura (MinC), por meio de seleção por editais públicos, onde os Pontos são responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem nas comunidades

Atualmente, existem mais de 650 Pontos de Cultura espalhados pelo país e, diante do desenvolvimento do Programa, o MinC decidiu criar mecanismos de articulação entre os diversos Pontos, as Redes de Pontos de Cultura e os Pontões de Cultura.

A partir de 2005, as redes dos Pontos de Cultura foram sendo formadas nos estados brasileiros, restritas ao acompanhamento de ações por parte do Governo, Federal e Estadual, sem estabelecer um diálogo político-social com seus participantes e sem uma troca de experiências, no sentido do seu fortalecimento Estadual, Regional e Nacional.

Embora a realidade cultural e social vivida pelos Pontos de Cultura da Região Nordeste seja similar, a partir dos encontros nacionais, denominados “Teias”, ficou evidente a necessidade de uma promoção da convivência entre os Pontos de Cultura, onde eles podem discutir seus problemas e se fortalecer junto às políticas culturais que promovem o desenvolvimento social nas diversas instâncias, seja local, municipal, estadual, regional e nacional.

Com informações do sítio Ministério da Cultura

Fonte: http://www.divirta.se.gov.br/noticias/1-encontro-pontos-de-cultura-de-sergipe-e-alagoas

0 comentários:

INDICADORES