onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

domingo, 21 de março de 2010

PETRÓLEO SURGE NO QUINTAL EM CARMOPOLIS

 Os donos da terra explorada recebem por mês até 1% do valor da produção de cada poço. O controle é da Petrobras e, segundo a empresa, o ganho pode variar a cada mês, depende da produtividade.

Enquanto a polêmica sobre os royalties vai crescendo, alguns brasileiros sortudos ganham dinheiro com petróleo sem precisar fazer muito esforço.

Para onde se olha, há casas, plantações e riqueza. São bombas que extraem petróleo da terra. Mas no município de Carmópolis, em Sergipe, todo mundo conhece o equipamento como cavalo mecânico.

“A gente não anda montado não, mas é muito bom”, disse o agricultor João da Silva.

Que o digam cerca de 300 sortudos surpreendidos com poços no quintal de casa. Quando soube que ia ter petróleo, todo mundo ficou alegre, sabe que ia ter uma vidinha melhor, contou a aposentada Ivanete Lima Cardoso.

Na roça de dona Ivanete foram descobertos seis poços que rendem, em média, R$ 4 mil por mês. “Eu reformei minha casa, comprei meus móveis bonitinhos”, disse.

O poço existe há mais de 20 anos, e nunca parou de produzir. Depois dele, vieram mais quatro, o dono da propriedade, que sempre viveu da agricultura, encontrou um jeito mais fácil de ganhar dinheiro com a terra.

Não quero outra vida melhor do que essa. Está bom demais, crio uma vaquinha, vendo um boizinho, tenho uns cavalos para passear. Para que vida melhor do que essa, a vida que Deus deu foi essa mesmo, contou o agricultor José Antônio Santos.

Os donos da terra explorada recebem por mês até 1% do valor da produção de cada poço. O controle é da Petrobras e, segundo a empresa, o ganho pode variar a cada mês, depende da produtividade.

O agricultor Valter de Souza passa as tardes agradecendo a sorte que teve. Com a renda, paga os estudos da filha. E os planos jorram como o petróleo: Tenho seis casas feitas e tenho mais para fazer. Enquanto tiver petróleo por aqui, minha vida está garantida, planeja.

Do Jornal Nacional

0 comentários:

INDICADORES