onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

segunda-feira, 29 de março de 2010

A Teia 2010 continua hoje, em Fortaleza, com o III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura

A Teia 2010 continua hoje, em Fortaleza, com o III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura

Representantes de 2.500 Pontos de Cultura estão reunidos em Fortaleza desde a última quarta-feira, na Teia 2010, articulada pelo Ministério da Cultura. A mostra artística, as oficinas e os debates realizados em subdivisões do evento principal, como a Teia das Ações, o Seminário Cultura Viva e a reunião de gestores de redes, foram encerradas ontem. A partir de hoje entram em cena os debates do II Fórum Nacional de Pontos de Cultura, formalmente aberto na manhã de ontem e estendido até quarta, 31/3.
O Fórum debaterá temas como a "exportação" do sistema de Pontos de Cultura para outros países latino-americanos e a necessidade de avançar quanto à desburocratização do Programa Cultura Viva, responsável pelo reconhecimento e pelo apoio ao Pontos de Cultura - diversos por definição. De associações a escolas, de grupos artísticos a instituições de pesquisa, de estúdios de gravação musical a espaços de realização audiovisual. Em comum, o suporte do Estado, na forma de financiamento de R$ 180 mil para cada ponto, destinados à estruturação e à ampliação de suas atividades.
Apesar das discussões sobre outras questões ligadas ao programa, um tema principal deverá marcar os debates do Fórum: a continuidade dos Pontos de Cultura após 2010 - dadas as possibilidades de uma mudança de rumos no Governo Federal, com as eleições de outubro próximo. A busca de transformar o programa Cultura Viva em política de estado, e não apenas de uma administração específica, foi a grande palavra de ordem do evento até aqui. Como na solenidade de abertura, no início da noite de sexta-feira, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar, quando Norma Paula, representante do Conselho Nacional dos Pontos de Cultura, foi a primeira a bater na tecla: "Estamos aqui para defender esse projeto. Fazer com que ele se torne política de Estado".
Auto Filho: cultura e eleições
Já o secretário de Cultura do Governo do Estado, Auto Filho, foi bem mais enfático ao, pedindo licença para uma "reflexão política", condicionar a continuidade dos Pontos de Cultura à manutenção do mesmo grupo político na gestão do Governo Federal.
"O Brasil viverá uma grande encruzilhada com a eleição para presidente, o mais importante embate na história republicana. Um confronto entre duas grandes forças: esta que criou os Pontos de Cultura e o Bolsa-família, que vem fazendo uma revolução silenciosa no Brasil, que é o governo do presidente Lula, e o risco do retorno da política neoliberal", declarou, sob os olhares do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e dos principais gestores do programa. "Se isso acontecer, o primeiro golpe será a destruição da política dos Pontos de Cultura. A direita, os reacionários, temem os Pontos de Cultura. Isso é inaceitável para os tucanos".
Auto Filho ainda reclamou da Justiça Eleitoral - "Talvez essa seja a última grande reunião de massa que a cultura brasileira pode fazer este ano, devido à quarentena eleitoral, um absurdo". Apesar do destaque à importância de a Teia 2010 acontecer em Fortaleza, o governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins (representada pela secretária de Cultura, Fátima Mesquita) não participaram da solenidade.
Célio Turino: despedidas
Além do debate político, a abertura da Teia também foi marcada pela despedida do secretário de Cidadania Cultural do MinC, Célio Turino, que está deixando o cargo para disputar uma cadeira de deputado estadual em São Paulo. Turino fez questão de destacar a acolhida da capital cearense ao evento e o esforço da equipe do ministério e dos representantes dos pontos para a viabilização da Teia 2010. E tornou a enfatizar a ideia de uma nova relação entre Estado e sociedade, a partir do programa Cultura Viva. "Esse é um exercício de Brasil, de democracia efetiva, de mudar os limites do Estado".
O ministro Juca Ferreira, por sua vez, lembrou que o Ceará foi o primeiro estado a libertar os escravos, buscando uma analogia com os Pontos de Cultura. "Herdamos uma tradição de manter o povo longe da cultura", afirmou, fazendo menção aos próximos passos do programa. "A fase de mostrar que é possível já passou. Agora, o desafio é criar escala".
MAIS INFORMAÇÕES
Teia 2010. O Fórum Nacional dos Pontos de Cultura segue até quarta-feira, das 9h às 19h, no Auditório do Sebrae (Av. Mons. Tabosa, 777).

DALWTON MOURA
REPÓRTER

Fonte:

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=759310

0 comentários:

INDICADORES