onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quinta-feira, 11 de março de 2010

45% dos brasileiros abrem negócio por necessidade

45% dos brasileiros abrem negócio por necessidade

No Brasil, 45% das pessoas que resolvem abrir uma empresa na verdade buscam um trabalho e uma fonte de renda. Ou seja: não tomam essa iniciativa porque têm espírito empreendedor, mas por necessidade. Os outros 55%, sim, montam um negócio porque vislumbram uma boa oportunidade de ganhar dinheiro.
Esse foi o resultado de um levantamento realizado pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), pesquisa global sobre atividade empreendedora, referente a 2009. A falta de talento – ou de preparo para empreender – leva muita gente a enfiar os pés pelas mãos. Abrir uma empresa e colocá-la em funcionamento é muito mais difícil do que pode parecer.
Decidido o conceito do negócio, é hora de fazer o planejamento, orienta. Nesse momento, é preciso refletir sobre a localização, o processo de venda, como conseguir clientes, o que será feito para ocupar o mercado, quem são os fornecedores e os concorrentes, por que os clientes iriam à loja e não à do vizinho.
O professor da Fundação Dom Cabral (FDC) e da Fundação Getulio Vargas (FGV) Pedro Paulo de Oliveira Melo alerta que o ingrediente essencial para abrir uma empresa de sucesso é planejamento.

“Perde-se menos desistindo em tempo do que levando adiante uma má ideia”, diz.

Já para consolidar o negócio, ele aconselha o empreendedor a não ter medo de crescer, desde que os riscos sejam calculados. Contudo, não é isso que acontece no dia a dia do brasileiro
Em 2008, pela primeira vez na série de pesquisas GEM, o Brasil atingiu a razão de dois empreendedores por oportunidade para cada empreendedor por necessidade. Esse fato deve ser comemorado como o primeiro degrau de uma longa escada de desenvolvimento.


Paola Carvalho e Zulmira Furbino - Estado de Minas
---------------------------------------------------------
Prof. Edson Menezes - http://openinnovatio.org
Instituto Federal de Sergipe
edson.leal@cefetse.edu.br

0 comentários:

INDICADORES