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terça-feira, 23 de março de 2010

Mais da metade das rodovias federais em Sergipe será duplicada

Mais da metade das rodovias federais em Sergipe será duplicada

A malha rodoviária federal em Sergipe possui 320 quilômetros de extensão. São 206 quilômetros na BR-101 - dos quais 14 foram duplicados recentemente, e 114 quilômetros na BR-235. Com a duplicação de toda a BR-101 (da divisa com Alagoas até a divisa com a Bahia) o Estado terá 64% de sua malha duplicada.

Para melhorar, a nova pista da duplicação será construída em pavimento rígido (concreto), garantindo mais tempo de vida útil para a via. A tecnologia já é empregada no trecho entre Natal/RN e Palmares/PE, cujas obras serão concluídas neste ano. O pavimento rígido também será usado na duplicação do trecho alagoano, já licitado, e da Bahia (até Feira de Santana), que será licitado em breve.

O Governo Federal investirá cerca de R$ 923 milhões nos próximos dois anos, na duplicação em Sergipe. Nos 189,7 quilômetros da BR-101, as obras começam neste semestre. Serão cinco lotes de pavimentação e mais quatro de construção de Obras-de-Arte Especiais (pontes e viadutos), entre a divisa com Alagoas e a divisa com a Bahia.

Do município de Propriá ao município de Capela (km 40), o chamado lote 1, as obras serão realizadas pelo consórcio Egesa/Emsa. O contrato será de R$ 137 milhões.

Do Km 40 ao km 77,3 (município de Pedra Branca), os serviços ficarão sob a responsabilidade do quarto 4º BEC - Batalhão de Engenharia e Construção do Exército. Este lote está avaliado em R$ 140 milhões.

O trecho seguinte, de Pedra Branca até o km 93,4 (acesso à Aracaju), teve a sua pista duplicada em 2009. Nele, o investimento do DNIT foi de cerca de R$ 60 milhões. Para finalizar este trecho, até setembro/2010 serão concluídas as intersecções de acesso a Socorro, Laranjeiras e Pedra Branca.

O Consórcio Queiroz Galvão/Delta executará as obras de duplicação nos dois lotes seguintes. No lote 3, que fica entre o Km 93,4 (município de Nossa Senhora do Socorro) e o Km 123 (município de Lagarto), o valor é de R$ 150 milhões. No lote 4, do km 123 ao km 153 (município de Estância), o contrato é de R$ 143 milhões.

No trecho que vai de Estância (km 153), até divisa com o estado da Bahia, o lote 5, as obras estão avaliadas em R$ 246 milhões. Elas serão executadas pelo Governo do Estado de Sergipe graças a um convênio com o DNIT. O Estado tocará a obra, mas 99% dos recursos serão repassados pela Autarquia Federal.

Os quatro lotes de OAE (Obra-de-Arte Especial), um para cada lote de pista, da contratação do DNIT, estão avaliados em R$ 107 milhões. Serão executados pela empresa A Gaspar nos lotes 1 e 2 (do km 0 ao km 77,3 Km), enquanto os lotes 3 e 4 estão em fase final do processo licitatório.

Em todos os lotes de duplicação, além de construir a nova pista, as empresas terão de restaurar a pista antiga. Segundo o Superintendente Regional do DNIT em Sergipe, José Otávio Ferreira Soares, a obra é fundamental para o Estado e para a região Nordeste, garantindo segurança e trafegabilidade na sua principal rodovia.

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