onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

SINTESE convoca os professores da rede estadual para assembléia dia 05

O método utilizado pelo governo do Estado para pagar o piso salarial, sem chamar a diretoria do SINTESE para discussão, será o principal ponto de pauta da assembléia geral dos professores da rede estadual que se realizará dia 05, quinta-feira, às 9h, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.
A convocação da assembléia foi decidida em reunião da diretoria do sindicato realizada nesta quarta, 28, na sede do sindicato. “Vamos chamar a categoria para discutir e avaliar o método usado pelo governo para implantar o piso e também deliberar encaminhamentos de luta”, disse o vice-presidente do SINTESE, Carlos Sérgio Lobão.
Na terça, o sindicato foi surpreendido com a forma como o governo do Estado resolveu pagar o piso salarial. Ao invés de seguir a lei rigorosamente, utilizou-se de manobras administrativas, isso sem contar que somente os professores de nível médio receberam o suposto piso.
A diretoria do sindicato entende que educadores que possuem formação em nível médio têm o direito ao piso, mas não do jeito que está posto. Inclusive o sindicato está fazendo estudos de vários contracheques para saber realmente qual metodologia utilizada, pois em nenhum momento a diretoria foi informada ou chamada para discutir.
Método equivocado
A forma que as secretaria de Educação e Administração utilizaram para fazer a implementação do piso salarial não está prevista na lei. De acordo com análise feita em alguns contracheques detectou-se que: ao invés de integralizar 2/3 da diferença entre os atuais R$950 e o salário-base devem ser integralizados ao vencimento inicial, a Secretaria de Administração fez simplesmente uma soma entre vencimento inicial e regência, diminuiu pelo valor atual do piso (R$950) e pagou a diferença como “complementação da Lei 11.738”.
Ao contrário do que foi dito hoje pela assessoria da Secretaria de Educação, o SINTESE não criou falsas expectativa na categoria. “O que fizemos foi promover intensos debates com milhares de professores para estudar a lei e a forma como ela deve ser implantada, isso não é criar expectativas, mas sim trabalhar com o concreto, ou seja, com o texto da lei”, disse o diretor de Comunicação do SINTESE, Roberto Silva dos Santos.
A diretoria do SINTESE ressaltou ainda que foi o sindicato quem começou, ainda no ano passado, os estudos sobre o piso, inclusive instigando a SEED a participar do debate e fornecer dados da folha de pagamento para que fosse feita uma análise mais completa, mas em nenhum momento a secretaria forneceu informações.

FONTE: SINTESE

0 comentários:

INDICADORES