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sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Troca de experiências e novas estratégias estão à disposição no Portal do Professor

Meio milhão de acessos em seis meses de existência. O balanço se refere ao Portal do Professor, espaço virtual de encontro de professores de todas as etapas da educação básica – educação infantil e ensinos fundamental e médio. Nesse período, houve 3,9 milhões de buscas nos diferentes tipos de conteúdos – recursos multimídia, aulas, links. Além dos brasileiros, visitaram o portal cidadãos de 78 países.

Para a coordenadora do Portal do Professor, a pedagoga Carmem Prata, os professores buscam no portal inovações e estratégias na forma de ensinar, além de idéias e experiências de como integrar as novas tecnologias. Segundo ela, o desafio em 2009 é conquistar os professores que trabalham com a educação profissional nos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia (Ifets), nos 16 colégios de aplicação (que funcionam dentro das universidades federais) e os estudantes das licenciaturas.

É importante, explica Carmem, que esse conjunto qualificado de professores dos Ifets e dos colégios dialogue e troque experiências com professores do ensino médio das redes públicas estaduais. Já os acadêmicos podem trazer outras contribuições ao portal, além de ver como é a prática na sala de aula em diferentes pontos do país.

Nos 180 dias de atividade – o Portal do Professor foi criado em junho de 2008 – a coordenação observou que nos três primeiros meses os usuários concentravam as buscas nos recursos multimídia (vídeo, áudio), mas a partir do quarto mês, as consultas às aulas produzidas por professores ganharam velocidade. Uma pesquisa da coordenação, feita em todo o período (junho a dezembro de 2008), mostra que os recursos multimídia foram pesquisados por 223,9 mil usuários; as aulas, por 214,6 mil; os cursos, 201,6 mil. Os materiais de estudos tiveram 93 mil interessados, o jornal do professor, 77 mil e os links, 71.

Hoje, o portal dispõe de 600 tipos de aulas para consulta e outras 631 estão em análise de especialistas de universidades, professores da educação básica e coordenadores de núcleos de tecnologias educacionais. Dados da coordenação mostram que as aulas mais procuradas são dos anos iniciais do ensino fundamental – alfabetização, língua portuguesa e artes, seguida de matemática dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Além das consultas e das trocas, os professores também sugerem. Carmen Prata conta que um professor do município de Bragança, no Pará, sugeriu ao portal a criação do fórum Vivências em Educação Digital, para interagir com os professores do estado que estão fazendo capacitação. O portal aceitou a idéia. Bragança é um município com 105 mil habitantes, está no nordeste do estado e distante 220 quilômetros de Belém.

Espaço da aula – Nesse campo todos os professores podem colaborar, seja criando aulas, seja discutindo com colegas aulas já disponíveis. Carmem Prata informa que no início do ano letivo, em fevereiro, o portal oferecerá um roteiro que ajudará o professor a criar e divulgar suas aulas. Ela antecipa que, ao participar desse espaço, o professor deve ser criativo na escolha do tema e na abordagem, deve priorizar áreas não tratadas por outros colegas e evitar aulas expositivas. Usar recursos multimídias e descrever os recursos que motivam a participação dos alunos são caminhos bem-vindos, diz.

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