onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Robô mosca entra em artérias e faz diagnóstico

Por Época NEGÓCIOS Online

 Divulgação

A robô-mosca mede um milímetro de diâmetro

Pesquisadores israelenses inventaram uma mosca robótica, capaz de percorrer as artérias e veias do corpo para diagnosticar e tratar problemas. Com um milímetro de diâmetro, este pequeno robô pode, por exemplo, detectar artérias bloqueadas e aplicar medicamentos em tumores.

>>> Veja também: robô lagartixa sobe superfícies envidraçadas

O Robotics Laboratory, parte do Israel Institute of Technology, em Haifa, trabalha há alguns anos desenvolvendo protótipos inspirados em animais.

Utilizando a tecnologia chamada Micro-Electro-Mechanical Systems (sistema micro-eletro-mecânico, em português), o robô-mosca é guiado por um imã (uma espécie de controle remoto) que fica fora do organismo do paciente. Seus pequenos braços se agarram nas paredes das veias para que ele se movimente até a região desejada.

 Divulgação

Os pesquisadores podem mover a mosca a velocidades de 0.35 mm por segundo

Os pesquisadores podem mover a mosca a velocidades de 0.35 mm por segundo. Como a unidade de controle fica fora do corpo do paciente, o robô pode funcionar por um período ilimitado de tempo, sem a necessidade de recarregar a bateria durante o procedimento.

A ideia dos pesquisadores é adicionar uma câmera ao protótipo, o que permitiria terapias de radiação de curta distância, usadas principalmente para tratar câncer de próstata, pescoço e cabeça.

Os pesquisadores pretendem ainda diminuir o tamanho do robô em dez vezes, para tornar os tratamentos e diagnósticos ainda menos invasivos.

Fonte: Época

0 comentários:

INDICADORES