onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Cristovam diz que Brasil está na segunda divisão da educação

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lamentou nesta terça-feira (19) ter passado despercebida reportagem assinada pelo jornalista Demétrio Weber no jornal O Globo, no dia anterior, segundo a qual a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) teve de reformular no Brasil a prova para aferir o rendimento dos alunos, devido ao baixo desempenho dos brasileiros no teste.

Cristovam comparou a situação com uma hipotética disputa do Brasil em uma Copa do Mundo de futebol de segunda divisão.

- Se tivesse acontecido com o futebol, o técnico seria demitido na hora, os jogadores seriam execrados na rua, o presidente da República convocaria uma reunião para debater a segurança nacional. Mas, como é a educação, não tem problema - ironizou.

O senador ressaltou que o Brasil ficou em 32º lugar em leitura, entre os 32 países submetidos ao teste. Citou afirmativa do coordenador da prova, para quem a adaptação é necessária para "descrever melhor o desempenho dos alunos com menos habilidades". O senador lembrou que não fazem a prova as crianças que estão fora da escola nem as 60 que a abandonam a cada minuto.

Cristovam lamentou o arquivamento de seu pedido para realizar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o "apagão" da educação, da qual foram retiradas dez assinatura na última sexta-feira (15). Para Cristovam, a CPI não deveria ser temida pelo governo, porque não é dirigida ao governo, mas aos cinco séculos de carência na educação brasileira. Para ele, o Brasil está jogando fora seu futuro, que é a inteligência de seu povo.

O senador Romeu Tuma (PTB-SP), que presidia os trabalhos durante o pronunciamento de Cristovam, pediu licença para sugerir a criação de uma comissão externa do Senado para realizar o levantamento educacional que Cristovam propôs na CPI.

Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

0 comentários:

INDICADORES