onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Chuvas em Sergipe vão até julho

Esta é a previsão para o litoral e agreste do Nordeste, segundo meteorologistas de vários estados da região

Período chuvoso vai continuar

Até o final de julho, os sergipanos terão que convivem com as chuvas. Esta é a previsão para o litoral e agreste do Nordeste, segundo meteorologistas de vários estados da região que estão reunidos em Aracaju, para discutir o prognóstico climático para os próximos três meses. Para as demais áreas do Nordeste, a informação é de que as chuvas reduzam ainda em maio.

“Desde janeiro, estamos aguardando este período mais chuvoso para a o leste do Nordeste”, ressalta o professor Lincoln Muniz, que integra a equipe do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). De acordo com ele, as chuvas tendem a continuar caindo, mas devem manter a média atual. “As pessoas não precisam ficar

Lincoln: "período mais chuvoso dos últimos 24 anos"

assustadas pensando que vai chover acima da média atual. A previsão é de estabilidade para o período”, esclarece o professor.

No Semi-árido, as chuvas tendem a reduzir, já que o período chuvoso na área foi iniciado ainda em fevereiro. "No Semi-árido, as chuvas estão diminuindo e isto está dentro da normalidade", ressalta o representante do CPTEC.

“Período mais chuvoso dos últimos 24 anos”

A região leste do Nordeste está sob a ação de duas frentes, uma delas que nasce no Oceano Pacífico (fria) e a outra que surge no Atlântico (quente). Quando entram em contato, elas ocasionam as fortes chuvas que estão caindo sobre a região. “A última vez que tivemos este tipo de fenômeno foi em 1985”, informa Lincoln Muniz.

Encontro prossegue até amanhã

Workshop

Até amanhã, 21, os meteorologistas da parte Leste do Nordeste (abrange os estados compreendidos entre Rio Grande do Norte e Bahia) estarão discutindo outras questões relacionadas à previsão do tempo.

Métodos e técnicas que ajudam a prever acontecimentos com impacto direto no meio ambiente são a principal tônica do “I Workshop sobre Mudanças Climáticas” e da “VI Reunião de Análise e Prognóstico Climático para o Setor Leste do Nordeste de 2009”. Sergipe é o penúltimo estado da região a receber a reunião. A próxima deve ocorrer na Bahia.

Por Valter Lima

0 comentários:

INDICADORES