onselectstart='return false'

*

VIVA A VIDA!!!!!!!!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Secretário do MEC discute organização da Conae em SE

O secretário executivo adjunto do Ministério da Educação (MEC) e coordenador da Conferência Nacional de Educação, Francisco Chagas, se reuniu com o secretário de Estado da Educação de Sergipe, José Fernandes de Lima, na última terça-feira (12/5) para apresentar o cronograma das atividades para a criação das comissões que irão representar o estado na Conferência Nacional de Educação (Conae).

O evento será realizado entre os dias 23 e 27 de abril de 2010, em Brasília. Também participaram da reunião técnicos da Secretaria e representantes do movimento estudantil.

De acordo com o professor Francisco Chagas, as visitas estão acontecendo por todo o país. “Estamos acompanhando a organização das conferências municipais, intermunicipais e estaduais para que, no final, possamos ver envolvidos uma boa representação de setores da sociedade civil e dos governos”, explicou o representante do MEC.

Em Sergipe, até o dia 30 de junho, serão formadas as comissões intermunicipais oriundas de todas as regiões do estado. Serão elas as participantes da Conferência Estadual que acontece, em Aracaju, de 21 a 23 de outubro.

A coordenadora da Conferência Estadual da Educação, Ivanise Gomes de Jesus, informou a Francisco Chagas que neste mês de maio Sergipe estará definindo o quantitativo de delegados a serem indicados no âmbito dos municípios e eleitos nas Conferências Intermunicipais.

“Ainda neste mesmo período serão definidas as datas de realização das conferências intermunicipais pelas respectivas comissões; criação das subcomissões de divulgação, planejamento e sistematização da Conferência Estadual”, ressaltou a coordenadora.

Tema - A Conae discutirá em 2010 o tema Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Diretrizes e Estratégias de Ação Construindo e Articulando. Segundo o coordenador da Conferência, a discussão estará relacionada a questões do dia-a-dia da escola. “O tema é macro, mas quando falamos em transporte escolar, em merenda, estaremos discutindo assuntos que têm a ver com o regime de colaboração”, explicou.

Além do tema central, serão debatidas questões como financiamento da educação, gestão democrática, avaliação, formação dos professores e visão sistêmica da educação. Outro debate considerado importante pela comissão diz respeito à elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que vigorará a partir de 2011.

Fonte: Site da Conae

0 comentários:

INDICADORES